28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Integração e acesso a oportunidades com tendência crescente no Barreiro

Integração e acesso a oportunidades com tendência crescente no Barreiro

Integração e acesso a oportunidades com tendência crescente no Barreiro

Câmara Municipal promove reunião de reflexão com entidades no auditório da biblioteca

 

O município do Barreiro tem registado “uma tendência, cada vez mais crescente”, para uma “maior integração” e “acesso a oportunidades”.

- PUB -

A conclusão foi apontada pelo presidente da autarquia, Frederico Rosa, que na última sexta-feira, data em que a edilidade assinalou o Dia Municipal para a Igualdade, participou no debate “Da Estratégia Nacional aos Planos Municipais para a Igualdade – Potencialidades e Desafios colocados aos Municípios”.

O encontro, que teve lugar no Auditório Manuel Cabanas, na Biblioteca Municipal, contou ainda com a presença da vereadora Sara Ferreira responsável pela área da Intervenção Social.

A reunião permitiu uma reflexão técnica com representantes de diversas entidades, tais como a CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, com a participação de Isabel Rosinha, Casa do Brasil de Lisboa (Cynthia de Paula), a Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo (Marta Ramos), além da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), ali representada por Sara Neto.

- PUB -

Mostrando-se sensível à “importância da igualdade para todos”, o autarca barreirense salientou o facto de “vermos que a comunidade estrangeira está a optar por residir no Barreiro”, tendo acrescentado, relativamente à igualdade de género, que “não devemos fechar os olhos a esta questão”.

E referiu-se à vereadora da tutela como “uma defensora acérrima nesta matéria”. Frederico Rosa sublinhou ainda que, quem tem uma vida dedicada a estas questões “sabe que o sucesso não está ao virar da esquina, mas há pequenos sucessos que podemos alcançar todos dias, porque estes traduzem-se também na diferença que fazemos na vida”.

Este ano, as comemorações coincidiram com o passado domingo, todavia, o município decidiu promover a iniciativa no dia 22, possibilitando a “reflexão e partilha de como transpor para a realidade social local, as orientações de dimensão global”, no âmbito da igualdade para “diferentes áreas e públicos destinatários vulneráveis”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -