19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Gala do desporto volta a afirmar concelho como fábrica de campeões

Gala do desporto volta a afirmar concelho como fábrica de campeões

Gala do desporto volta a afirmar concelho como fábrica de campeões

“O que fica mais na memória, nestas galas, é a diversidade de modalidades, no masculino, no feminino, no desporto adaptado”, diz Frederico Rosa

 

Reconhecimento, espectáculo e a certeza de que o Barreiro “fabrica campeões”, conforme afirmou Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal. Este foi o reflexo da 15.ª Gala do Desporto que o município realizou no Pavilhão Luís de Carvalho, no passado dia 28, e que serviu para atribuir 116 medalhas de mérito a atletas, técnicos, clubes e entidades ligadas ao concelho.

- PUB -

A evocação de um dos maiores entre os maiores desportistas barreirenses e nacionais, o remador olímpico Carlos Almeida de Oliveira “Bóia” que faleceu a 3 de Outubro último, foi um dos momentos marcantes da cerimónia. “Um herói barreirense”, disse Frederico Rosa. “Todos nós tínhamos um bocadinho do espírito que ele mostrou ao longo da vida. Nunca deixou de partilhar os seus valores, de ser uma referência e de ser, acima de tudo, um grande amigo de todos os desportistas do Barreiro”, vincou.

Para o socialista, o reconhecimento de todos os que se destacaram, em termos individuais ou colectivos, nas mais diversas modalidades e no desporto adaptado, é mais do que um simples cerimonial. Contribui também para sustentar a importância que o desporto assume no desenvolvimento da sociedade. “Já nos habituámos a celebrar os nossos campeões do desporto que, quase sempre, se tornam campeões para a vida, pois o desporto sempre foi uma grande escola de inclusão”, lembrou o autarca.

Além disso, a gala serve também de incentivo, como factor de motivação extra, a todos os que praticam desporto e os que promovem a sua prática. “É um momento importante, não só para eles [atletas] que recebem estas condecorações, para os clubes, que vêem também o seu trabalho reconhecido, mas também para a cidade, porque o Barreiro é uma cidade de desporto, com muitas modalidades”, observou Frederico Rosa, em declarações partilhadas num vídeo do município, para realçar de seguida a riqueza do ecletismo do desporto barreirense.

- PUB -

“O que fica mais na memória, sempre que fazemos estas galas, é a diversidade de modalidades, no masculino, no feminino, no desporto adaptado. O Barreiro fabrica campeões e depois sentir-se aqui este reconhecimento da actividade mas também o ânimo para a época que já está a decorrer… por isso é um momento importante para todos, que marca a cidade”, salientou.

Na mesma publicação, Rui Pedro Pereira destacou também o cariz da iniciativa. “É muito importante para os nossos jovens, pois são aqui reconhecidos pelo seu trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano. É fundamental o município saber reconhecer todo o trabalho que é desenvolvido pelos nossos desportistas e pelos nossos clubes. A nossa obrigação, enquanto município, é apoiar o desporto”, resumiu o vereador responsável pelo desporto na autarquia barreirense.

Além de atletas, treinadores e representantes de vários clubes e entidades, a cerimónia contou com as presenças de diversos autarcas do concelho. Marcada ainda por vários apontamentos de animação, a gala é organizada anualmente pelo município em parceria com o movimento associativo local.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -