Obra do Centro de Saúde dos Fidalguinhos prestes a ser adjudicada. Construção do Centro de Saúde do Alto do Seixalinho quase concluída
O concurso público para a construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) dos Fidalguinhos já terminou e a Câmara Municipal do Barreiro prepara-se para adjudicar a obra até final deste mês. Este será o segundo centro de saúde a construir de raiz no concelho, já que em fase final de construção encontra-se a USF da Escavadeira, do Alto do Seixalinho. Aos dois novos equipamentos somam-se intervenções de requalificação nos outros centros de saúde existentes no concelho e Frederico Rosa, presidente da autarquia, é peremptório: “Vamos ter uma rede de cuidados de saúde primários do melhor que há no País.”
“Concorreram algumas empresas, o júri está agora a analisar as propostas, pelo que a obra deverá ser adjudicada até final deste mês. Se tudo correr bem, prevemos que os trabalhos arranquem no terreno ainda em Agosto”, disse o autarca a O SETUBALENSE.
Segundo informação que já havia sido divulgada pelo município, a construção do Centro de Saúde dos Fidalguinhos deverá ficar concluída “já no próximo ano” e representa um investimento “superior a três milhões de euros”, com financiamento ao abrigo do “Plano de Recuperação e Resiliência”. Estará equipado com “dez gabinetes para consultas médicas, três gabinetes de enfermagem, duas salas de tratamento e duas salas polivalentes”, para dar resposta “a mais de dez mil utentes”.
“Esta nova unidade de saúde reforça o compromisso da autarquia em garantir o acesso da população a diferentes serviços de proximidade (…). Queremos garantir que cada barreirense tem acesso a cuidados de saúde dignos”, assumiu o edil, citado na mesma nota informativa do município.
Alto do Seixalinho e requalificações
Mais adiantado está o Centro de Saúde do Alto do Seixalinho, cuja empreitada está praticamente finalizada. E já há uma garantia. “Estão já contratados três novos médicos de família. A informação foi confirmada ao município pela Unidade de Saúde Local do Arco Ribeirinho [ULSAR]”, avançou Frederico Rosa a O SETUBALENSE.
Pelas contas do autarca, com estes três clínicos, a futura USF do Alto do Seixalinho terá, logo à partida, capacidade de resposta para um número significativo de utentes. “Se cada um destes profissionais acompanhar dois mil utentes, isto significará médico de família para seis mil pessoas”, frisou.
Além do iminente lançamento da obra da USF dos Fidalguinhos e da construção da USF do Alto do Seixalinho (ou Escavadeira), que se encontra na “recta final”, está a ser executado investimento na recuperação de outros centros de saúde no concelho.
“Estamos a meio da obra de requalificação do Centro de Saúde da Quinta da Lomba, que vai deixar praticamente novo este equipamento. E estamos a tratar de toda a mudança, de toda a logística, para começarmos a obra no Centro de Saúde Eça de Queiroz, no Barreiro, para termos uma rede de cuidados de saúde primários única”, sublinhou o autarca, em declarações partilhadas num vídeo do município, no âmbito de uma visita às obras da USF do Alto do Seixalinho..
Frederico Rosa lembrou também a importância da aposta em novas infra-estruturas e na requalificação das existentes. “Na prática, não contratamos médicos, mas ter bons equipamentos significa que temos mais capacidade para os atrair para cá.”
Ao mesmo tempo, revelou uma curiosidade sobre a futura USF do Alto do Seixalinho. “Já muita gente, de todo o País, veio aqui ver este centro de saúde, para copiar o modelo. É um centro de saúde muito grande, vai funcionar muito bem”, disse.
A aposta na área da saúde passa ainda pelo investimento da autarquia nas “corporações de bombeiros” do concelho e pela “parceria que tem necessariamente de haver sempre com o Hospital do Barreiro”, concluiu.
Preparação Autarca vai apresentar USF dos Fidalguinhos para atrair médicos
Prestes que está a arrancar a construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) dos Fidalguinhos, Frederico Rosa já prepara a apresentação do futuro equipamento aos médicos internos da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR). Uma apresentação que o autarca se compromete a fazer pessoalmente. “Vou apresentar a USF dos Fidalguinhos aos médicos. Está já prevista para breve uma reunião com a responsável da ULSAR pelos centros de saúde, com o intuito de alinhavarmos essa apresentação”, revelou. O objectivo, explicou, é “sensibilizar os profissionais de saúde para as condições que o novo equipamento irá apresentar, de forma a atraí-los para ali virem a desempenhar funções”.