Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário de volta para muita agitação à beira-rio

Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário de volta para muita agitação à beira-rio

Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário de volta para muita agitação à beira-rio

Barrind, procissão por terra e por mar, concertos e diversões fazem delícias dos visitantes durante 10 noites quentes de Verão

As Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário estão de volta, mas desta vez com início no feriado, dia 15 de Agosto e prolongando-se até dia 24 do mesmo mês. São dez dias de entretinimento, afirmando-se como um dos momentos altos do Verão na região reunindo milhares de visitantes junto à zona ribeirinha.

- PUB -

Destaque ainda para mais uma edição do Barrind, uma exposição do comércio barreirense inserida no evento, que visa impulsionar o desenvolvimento económico local.

Este ano as tradições religiosas ganham outros contornos sendo que as procissões terrestre e marítima, que têm decorrido num dia só, vão abrir e fechar o certame. Assim, a procissão por terra está marcada para as 18 horas de 15 de Agosto – primeiro dia das festas – e a procissão por mar vai decorrer no penúltimo dos dias do evento, a 23 de Agosto. Esta última sabe-se que vai decorrer durante a tarde, mas ainda sem hora marcada pois está dependente do horário das marés.

Ao longo de mais de uma semana os visitantes vão poder aproveitar para comer nas várias tasquinhas que vão estar espalhadas pelo recinto, aproveitar para embarcar na adrenalina das diversões e carrinhos de choque. Actividades não vão faltar e são muitas as razões para marcar presença numa festa que decorre entre o terreno perto da Escola Secundária Alfredo da Silva e a Avenida Bento Gonçalves – conhecida como Avenida da Praia.

- PUB -

Cartaz musical com grandes nomes e dois são do Barreiro

O cartaz musical conta, este ano, com nomes de destaque do panorama nacional para subir ao Palco das Marés – que este ano conta com muitos nomes oriundos de terras camarras – e também com artistas em ascensão no mundo musical, desta feita para o Spot da Juventude.

O primeiro a subir ao Palco das Marés é o barreirense Syro a partir das 22 horas do primeiro dia do evento (15 de Agosto). Um pouco mais tarde a partir das 23 horas é também inaugurado o palco do Spot da Juventude com a actuação de Bia Maria, Meme Lamdim e Cigarra.

- PUB -

No segundo dia de festas o destaque vai para a abertura antecipada do Spot da Juventude, com Gasoline na festa a partir das 14 horas garantindo animação por todo o dia até à subida ao palco da Festa M80 no palco principal que, à semelhança do ano anterior, promete um autêntico regresso ao passado com as melhores músicas dos anos 70, 80, 90 e 2000. O Spot da Juventude regressa depois ainda do concerto, à boleia dos Tainhas da Noite, Ideal Victim e Violet.

Diego Miranda chega ao Palco das Marés dia 17 de Agosto garantido aos barreirenses energia inesgotável e muita música. Para isso contará, também às 23 horas, com Pop Dell’Arte e à meia-noite é DJ a boy named Sue no Spot da Juventude.

Marisa Liz é quem sobe ao palco no dia seguinte (18) como uma das cabeça-de-cartaz, numa noite em que Pequeno G, Ghoya e Kappa integram a programação orientado para os mais jovens.

Quim Barreiros, presença habitual em festas populares, sobe ao palco dia 19 e promete pôr com animação o ‘carro na garagem da vizinha’. A noite termina com Tributo a Yung Tidus e com DJ Pocco, ambos também a actuar no palco principal do recinto.

Jimmy P, também natural do Barreiro, actua no dia 20, seguindo-se Moria, Irina Barros e Alex D’Alva Teixeira.

No dia 21 o destaque vai para Karetus e a música electrónica. O palco destinado aos jovens acolhe a Batalha do Barreiro e termina com Shadow Cuts. Nuno Ribeiro actua a 22, ao que se segue Atlantic Sound e Dionsaba Kanute no palco alternativo.

O penúltimo dia de festas, 23 de Agosto, fica destinado ao ex-vencedor do programa televisivo Ídolos, Diogo Piçarra, no Palco das Marés. Já no Spot da Juventude o cartaz conta com Maria Reis, Fidju Kitxora e Ana Lauriz.

O encerramento das festas será no domingo, à semelhança dos anos anteriores, e fica a cargo dos reis do rock português Xutos e Pontapés. No palco jovem, a animação continua com Batucadeiras das Olaias, Quinteto Trio Odemira e Paixão. No final da noite espera-se o já habitual espectáculo de fogo de artifício.

Ao longo dos dez dias de festa, a entrada é livre para todos os espectáculos.

TRADIÇÃO | Içar do Mastro começou a contagem decrescente

O arranque simbólico das festividades aconteceu a 19 de Julho com a tradicional proclamação das Festas do Barreiro. Com partida junto ao Mercado 1 de Maio e cortejo pelas ruas da cidade, até ao içar do Mastro no Largo da Nossa Senhora do Rosário, fazendo-se acompanhar pela actuação da Banda Municipal, este é o momento que marca a contagem decrescente até ao início das celebrações.

O início das festas está marcado para as 17 horas do dia 15 de Agosto com o tradicional Desfile do Movimento Associativo, que em 2025 adopta um percurso diferente – tendo em conta que o cortejo começava na Rua Miguel Bombarda, mas, devido às obras, está planeado um novo percurso.

Este ano com saída do Largo do Mercado 1 de Maio, seguindo depois percurso pela Avenida Alfredo da Silva, Rua Miguel Pais e a chegada ao Recinto das Festas. Este é um evento que reúne dezenas de associações e colectividades de todo o concelho, e que mobiliza, normalmente, centenas de participantes e espectadores.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não