Exposição de fotografias e palestra celebram seis décadas dos primeiros Jogos Juvenis do Barreiro

Exposição de fotografias e palestra celebram seis décadas dos primeiros Jogos Juvenis do Barreiro

Exposição de fotografias e palestra celebram seis décadas dos primeiros Jogos Juvenis do Barreiro

Rui Pereira, vereador do Desporto e Associativismo, diz que o evento em 1964 marcou toda uma geração de barreirenses

As seis décadas passadas sobre a realização dos primeiros Jogos Juvenis do Barreiro foram assinaladas na StartUp local, na última segunda-feira, com uma visita guiada à exposição de fotografias patente ao público neste espaço e com uma palestra alusiva ao evento no período compreendido entre 1964 e 1975.

- PUB -

A primeira edição dos jogos, levada a efeito em 1964, englobou 15 modalidades desportivas diferentes. Alguns dos momentos ficaram registados para a posteridade e podem ser recordados ou apreciados pela primeira vez até final de Janeiro próximo na mostra, que está patente na StartUp Barreiro.

Na iniciativa, que visou comemorar os 60 anos dos Jogos Juvenis do Barreiro, Rui Pedro Pereira, vereador responsável pelo pelouro do Desporto e Associativismo, realçou a importância do momento. “[É] recordar que [os jogos] em 1964 foram um marco que influenciou toda uma geração de nós, que somos fabricados no Barreiro. A história e as mensagens assim como lições que nos transmitem as fotografias presentes… não podemos nem devemos esquecer que, na primeira edição dos jogos, apenas homens poderiam participar e [que] as mulheres ficaram de fora, impedidas”, sublinhou o autarca, numa alusão explícita à discriminação que era imposta no período da ditadura.

Um cenário que, nos dias que correm, seria “impensável” que acontecesse, face aos “direitos que foram conquistados pela luta de muitos”. Daí a importância de se “comemorar os Jogos Juvenis” do Barreiro, de se “comemorar Abril” e de “não deixar que ninguém venha a alterar a liberdade e direitos conquistados”, frisou o vereador, que lembrou ainda que a exposição sobre os jogos era uma ambição antiga do movimento associativo local.

- PUB -

A palestra sobre o tema teve como oradores António Sousa Pereira, Artur Martins, Fernando Fantasia e Jorge Morais. A mostra de fotografias vai manter-se patente ao público até 31 de Janeiro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -