O Dia B chega ao Barreiro a 18 e 20 de Maio. Dias de solidariedade com os barreirenses que mais ncessitam de ajuda e com Moçambique, depois da devastação provocada pelo ciclone Idai.
Momentos dedicados à solidariedade estão de regresso ao Barreiro com a concretização da iniciativa Dia B, a 18 e 20 de Maio.
O município do Barreiro, a comunidade educativa, o movimento associativo e muitos barreirenses convidam a população a participar nesta edição através da recolha de bens essenciais e material médico, que devem ser entregues junto das escolas, associações e IPSS.
Posteriormente, nos dias 18 e 20 de Maio a autarquia recolherá os bens angariados e organizará a sua distribuição junto da população carenciada do Barreiro, assim como para Moçambique.
A par destas caraterísticas, Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal, apresenta o Dia B deste ano com “uma vertente solidária no apoio a sem-abrigo”. Um projecto que vem desde há um ano atrás, “quando na edição anterior do Dia B referimos a vontade de concretizar essa aposta”, destaca Frederico Rosa.
A abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica e os acordos para criar um Núcleo de Planeamento e Intervenção junto dos Sem-Abrigo representaram o ponto de partida para que começassem a surgir “muitos pedidos avulso sobre bens necessários para entregar às comunidades e aos mais desfavorecidos”, explica o autarca.
A Campanha Solidária por Moçambique foi também um momento que Frederico Rosa caracteriza de “abertura”, para despertar ainda mais os barreirenses para a solidariedade. “Uma campanha que esteve no topo da agenda mediática” e através da qual os barreirenses entregaram mais de 100 quilos de bens, entre medicamentos e produtos similares nas Corporações de Bombeiros do Concelho do Barreiro.
Para o autarca o Dia B será um movimento de grande solidariedade, “que pretende ajudar os barreirenses com situações económicas muito complicadas e IPSS com diversas carências”. Perante estas perspectivas Frederico Rosa não tem dúvidas sobre o sucesso desta iniciativa e afirma com certeza que, “os barreirenses vão mostrar que este é um concelho solidário”.
Rede solidária por mais saúde e qualidade de vida
São diversas as associações do município dedicadas a diferentes áreas de trabalho na acção social que participam no Dia B e apoiam os muitos dias de solidariedade por vir.
A associação “Vem Vencer”, o CATICA – Centro Comunitário de Coina, o CASP – Centro de Ação Social de Palhais, Centro Social e Paroquial Padre Abílio Mendes, a CERCIMB, Instituto dos Ferroviários, Jardim de Infância D. Pedro V, a Santa Casa de Misericórdia, a SDUB os Franceses e a Associação NÓS, marcam presença e compromisso nesta iniciativa que Frederico Rosa apresenta como, “uma grande campanha que irá envolver toda a gente, de uma forma integrada e em rede”.
Também o Cantinho Alegre da Infância, o Centro Social de Santo António e o Centro Social Paroquial de Santo André também participam no Dia B dedicados à solidariedade em prol de todo o concelho.
Sara Ferreira, vereadora responsável pela área de intervenção social, deixou um apelo para que, além das IPSS todos os munícipes participem neste Dia B “com carácter solidário”, com o objectivo de “ajudar quem mais precisa no nosso concelho e trazer mais qualidade de vida aos barreirenses que necessitam”.
De acordo com a vereadora, o executivo da autarquia considerou “importante dar um cariz social a este projeto e contamos com a colaboração de todos para consigamos fazer um grande dia de solidariedade”.
Emergência da alimentação à saúde pública
No âmbito da iniciativa Dia B as IPSS, escolas e associações do Barreiro vão recolher nas suas instalações medicamentos e bens alimentares, para ajudar a população carenciada do Barreiro e Moçambique, em crise humanitária devido ao desastre natural causado pelo ciclone Idai.
– Ácido Ascórbico
– Álcool Etílico
– Analgésicos e Antipiréticos (Aspirina, Ben-u-ron, Brufen, Tylenol, entre outros)
– Antibacterianos
– Antidiarreicos (Imodium, UL-250)
– Antifúngicos (Canesten)
– Anti-histamínicos (Benaderma, Zyrtec)
– Anti-inflamatórios (Voltaren)
– Desinfetante para as mãos à base de Álcool
– Gaze
– Leite em Pó – Fórmula Para Bebés
– Luvas Cirúrgicas, Máscaras Respiratórias
– Medicamentos Anti-infeciosos Ofalmológicos
– Medicamentos Dermatológicos Tópicos
– Medicamentos Gastrointestinais (Buscopan), Pensos Rápidos e outros Adesivos
– Soro Fisiológico
– Suplementos Vitamínicos
– Produtos Desinfetantes Diversos
– Pastilhas de Purificação da Água e Redes Mosquiteiras
– Bens alimentares: leite, papas/cereais, atum/sardinhas em lata, salsichas, arroz; massas, azeite, óleo, açúcar, farinha, bolachas, grão e feijão