Os social-democratas querem perceber as dificuldades de intervenção daquela força de autoridade, que tem um posto territorial instalado no local
Os deputados parlamentares do PSD eleitos pelo círculo de Setúbal solicitaram uma reunião ao comandante territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR), face à “grave ocorrência verificada a 28 de Setembro, no bairro da Cidade Sol, no concelho do Barreiro”.
O episódio, lembram os social-democratas, envolveu “um conjunto alargado de cidadãos” em actos violentos, o que culminou com a destruição de “um estabelecimento comercial” e “agressões aos proprietários” do espaço, cujas imagens têm circulado “pelas redes sociais e televisão”.
Em comunicado, os deputados do PSD sublinham que este não foi um caso isolado no bairro. E pretendem perceber a dificuldade de intervenção da GNR, que tem um posto territorial instalado no local.
“O deputado Bruno Vitorino afirma ter recebido muitos relatos de casos semelhantes naquele bairro, bem como a informação de que tem havido grande dificuldade numa resposta pronta e rápida, por parte da GNR. Tal situação é mais difícil de compreender por parte da população, pois o Posto Territorial da GNR da Cidade Sol situa-se a poucas dezenas de metros do local desta última ocorrência”, lê-se no mesmo comunicado.
Os social-democratas salientam que “o aumento destes episódios é sustentado pelo Relatório Anual de Segurança Interna 2023, que destaca a Margem Sul do Tejo e, em particular, o concelho do Barreiro pelo grande número de ocorrências violentas e graves”. E reforçam, a finalizar, que “em 2023 o aumento da criminalidade violenta foi de 26,6%, em todo o distrito [de Setúbal], face ao ano anterior”.