Deputados do PS alertam para assoreamento do Rio Coina e querem medidas da tutela

Deputados do PS alertam para assoreamento do Rio Coina e querem medidas da tutela

Deputados do PS alertam para assoreamento do Rio Coina e querem medidas da tutela

Socialistas pretendem saber se existem planos de dragagem para o local. E lembram que comunidade piscatória tem acumulado prejuízos

Os deputados parlamentares do PS, eleitos pelo círculo de Setúbal, alertam para o problema do assoreamento do Rio Coina e querem saber que medidas vai o Governo tomar para solucionar a situação, que, afirmam, “está a comprometer seriamente a actividade piscatória na antiga doca seca do Barreiro”.

- PUB -

Em comunicado, os socialistas fazem saber que já questionaram o Governo, tendo como destinatário o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, no sentido de obterem esclarecimentos sobre “o conhecimento da tutela quanto à situação actual, a existência de planos de dragagem e a calendarização de eventuais intervenções”. E querem ainda saber qual será “a possibilidade de estabelecer uma programação regular de dragagens preventivas através da APL” e se há abertura da tutela para “disponibilização de informação técnica adicional, que possa ser relevante para escrutínio público e parlamentar”, relativamente a esta matéria.

Os socialistas lembram que no local “opera a associação ‘Os Camarros’, composta por dezenas de embarcações e pescadores que enfrentam crescentes dificuldades para saírem para o mar devido à acumulação de areias e lamas”. A ausência de dragagens regulares, afirmam, tem “agravado o problema, levando à perda de dias de trabalho, redução de rendimentos e aumento dos riscos de segurança”.

Segundo os deputados do PS, entre Março e Maio, aquela comunidade piscatória terá “perdido mais de 15 dias de faina, com prejuízos estimados em 20 mil euros em vendas em lota”. “Acresce que, fruto desta situação, as embarcações e o material de pesca tornam-se vulneráveis a furtos e actos de vandalismo”, adiantam.

- PUB -

Para André Pinotes Batista, promotor da iniciativa dos deputados do PS junto do Governo – e que também preside à Assembleia Municipal do Barreiro –, a actividade piscatória barreirense “conheceu, nos últimos anos, um relevante impulso, atraindo novas gerações e acolhendo num espaço condigno e organizado os mais experientes”. “A pesca faz parte da alma do Barreiro e não podemos permitir que a inacção comprometa o presente e o futuro destas famílias”, diz o deputado, citado no mesmo comunicado.

Na questão apresentada ao Governo, os deputados do PS lembram ainda “o papel cultural” da associação “Os Camarros”, nomeadamente “na recuperação de tradições seculares”, como a procissão fluvial de Nossa Senhora do Rosário.

A interpelação dos socialistas foi feita por André Pinotes Batista, António Mendonça Mendes, Margarida Afonso, Carlos Pereira, bem como por diversos parlamentares das Comissões de Infraestruturas e de Ambiente.

- PUB -

Património Reactivação da Casa da Cultura também em cima da mesa

Os parlamentares do PS, eleitos por Setúbal, já tinham também questionado o Governo, através do ministro das Finanças e da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, sobre “a valorização e a reactivação da Casa da Cultura no Barreiro. Os socialistas querem saber se o Governo “reconhece a relevância patrimonial e cultural da Casa da Cultura, se tem conhecimento do seu estado actual de conservação e se está prevista alguma intervenção para a sua reabilitação e valorização”. Ao mesmo tempo, pretendem saber se “existe algum plano com vista à reabertura do espaço, bem como a posição do Governo face às diligências desenvolvidas pela Câmara Municipal do Barreiro para assumir a gestão ou a propriedade do edifício”.
Os deputados do PS salientam que o antigo Cinema-Ginásio, também conhecido como Casa da Cultura e integrado no Bairro Operário de Santa Bárbara, foi “inaugurado em 1949, como parte das infra-estruturas culturais e desportivas criadas pela Companhia União Fabril (CUF)”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não