Novo hospital vai ter uma área 12 mil metros quadrados, contando com três salas de bloco operatório, 34 camas de internamento e várias outras valências
A CUF vai abrir um hospital no Barreiro em 2028 na sequência de um investimento de 55 milhões de euros, avançou esta quarta-feira a empresa.
De acordo com a CUF, a unidade saúde “permitirá servir a população dos concelhos do Barreiro e Seixal”, dando uma resposta clínica a “uma área de influência de mais de 800 mil habitantes”.
O novo hospital vai ter uma área 12 mil metros quadrados, contando com três salas de bloco operatório, 34 camas de internamento, uma Unidade de Cuidados Intermédios, um Hospital de Dia Oncológico e mais de 50 gabinetes de consultas e exames.
Segundo o comunicado, esta nova unidade vai criar 300 postos de trabalho, oferecendo serviços de imagiologia, com a disponibilização de tomografia computadorizada (TC), ressonâncias magnéticas, ecografias, raio x e mamografia, entre outros exames de especialidades.
“O projecto clínico de excelência, concebido para o Hospital CUF Barreiro, reforça a presença da rede CUF na margem sul do Tejo, garantindo uma maior proximidade e aumentando o acesso a cuidados de saúde diferenciados”, disse o presidente da comissão executiva da CUF, Rui Diniz.
Autarca do Barreiro satisfeito com anúncio de construção de hospital da CUF
O presidente da Câmara Municipal do Barreiro classificou, esta quarta-feira, como importante o anúncio de um hospital da CUF no concelho, por trazer uma resposta às necessidades de saúde da população e por criar 300 novos postos de trabalho.
A nova unidade saúde, segundo a CUF, ficará situada junto à estação ferroviária da União de Freguesias de Palhais e Coina e “permitirá servir a população dos concelhos do Barreiro e Seixal”, dando uma resposta clínica a “uma área de influência de mais de 800 mil habitantes”.
“É, obviamente, importante para nós”, disse o autarca do Barreiro, Frederico Rosa, à agência Lusa, acrescentando que este novo equipamento de saúde de grande dimensão vem dar resposta à zona e criar 300 novos postos de trabalho.
O autarca do Barreiro salientou que a Câmara Municipal tem vindo a investir em novos equipamentos de saúde públicos, como a construção de dois centros de saúde de raiz e a reabilitação de outros dois, mas também vê com bons olhos o investimento privado agora anunciado.
“A saúde é realmente um dos principais indicadores da qualidade de vida e, por isso, na estratégia municipal, estes polos são sempre bem vistos quando são completamente diferenciadores, não só ao nível da criação directa de postos de trabalho, mas também ao nível do investimento que vão proporcionar na zona”, disse.
Questionado sobre se a oferta privada condiciona a oferta pública de cuidados de saúde, o presidente da Câmara Municipal do Barreiro disse que a oferta privada vai sempre existir e que é necessário também um investimento no sector público para atrair e reter os profissionais.
“É importante criar no SNS bons equipamentos e criar capacidade de atracção e retenção ao nível das carreiras”, frisou.
Frederico Rosa (PS) disse ainda que nunca houve tanto investimento público nesta área no concelho e advogou que o mesmo deve continuar a ser feito.
“É preciso criar condições para realmente fortalecer em todos os níveis, nas infra-estruturas, nos profissionais e nas suas carreiras o Serviço Nacional de Saúde. São coisas distintas e eu desta luta jamais me afastarei, porque não é uma luta só enquanto autarca, é enquanto cidadão e enquanto defensor da sustentabilidade de um Serviço Nacional de Saúde, uma das grandes construções da nossa democracia”, sustentou.
O novo hospital da CUF vai ter uma área de 12 mil metros quadrados, contando com três salas de bloco operatório, 34 camas de internamento, uma Unidade de Cuidados Intermédios, um Hospital de Dia Oncológico e mais de 50 gabinetes de consultas e exames.
Esta será a quarta unidade de saúde CUF nesta região, que já conta com três clínicas em funcionamento, em Almada, Montijo e Barreiro. Ainda este ano, a Clínica CUF Barreiro ocupará novas instalações, construídas de raiz.
O Hospital CUF Barreiro, acrescenta o grupo de saúde, estará integrado num terreno com uma área total de 25 mil metros quadrados, “o que permitirá considerar no futuro a expansão desta unidade e a instalação naquele local de outras valências na área da saúde”.