Primeiro cortejo cumpre-se esta manhã em Santo António da Charneca. Amanhã, realizam-se mais três desfiles
As crianças das escolas do Barreiro desfilam hoje e amanhã, pelas 10 horas, no concelho, para celebrarem o Carnaval.
Para hoje (quarta-feira) está agendado o cortejo em Santo António da Charneca, com partida na Rua 4, frente à Escola Básica da Cidade Sol, e término no mesmo estabelecimento de ensino.
Amanhã, realizam-se três desfiles. O cortejo no Alto do Seixalinho, que engloba escolas de Santo André, parte da intersecção entre a Rua Dr. Manuel Pacheco Nobre e a Rua Bartolomeu Dias rumo à Praça Paulo VI e ao Colégio Minerva. No Barreiro, o desfile inclui escolas do Lavradio e inicia-se no Largo de Nossa Senhora do Rosário para terminar no Largo 1.º Maio (Mercado). Em Palhais, o desfile sai das imediações da escola básica local e tem como destino a Rua dos Monges.
A Câmara Municipal do Barreiro antecipa a participação de milhares de crianças nos cortejos, a exemplo de anos anteriores. “O conjunto de desfiles de Carnaval das escolas do Barreiro é um evento anual tradicional que mobiliza a comunidade educativa do concelho. Envolvendo milhares de crianças dos estabelecimentos de ensino públicos e privados, os desfiles são oportunidades para celebrar a criatividade, promover a diversidade cultural e fortalecer os laços entre a comunidade educativa e a população local”, lê-se na divulgação promocional feita pelo município.
Ainda de acordo com a autarquia, os cortejos vão envolver “crianças, alunos e membros do pessoal docente e não docente, que percorrerão as ruas do concelho com máscaras e trajes coloridos”.
O tema escolhido para este ano foi “Alterações Climáticas”, com o objectivo de “sensibilizar a comunidade para as questões ambientais”, revela a edilidade.
PSP reforça acção na cidade
As comemorações carnavalescas levaram a GNR e a PSP a garantir, desde ontem e até ao próximo dia 5, acções de sensibilização, visibilidade, fiscalização e patrulhamento um pouco por todo o País.
O Barreiro é uma das várias cidades onde a PSP diz que irá acompanhar os principais desfiles de Carnaval, no âmbito da operação “Polícia Sempre Presente – Carnaval em Segurança 2025”, que arrancou esta terça-feira.
A operação assenta em seis pilares: visibilidade e pró-actividade policial, segurança rodoviária, proximidade, fiscalização de estabelecimentos, segurança na posse e utilização de artigos de pirotecnia e segurança de espectáculos de grande lotação, relevância social ou comunitária.
“Haverá também um incremento da visibilidade policial junto aos estabelecimentos de diversão nocturna, que serão alvo de acções de fiscalização, com o objectivo de garantir o cumprimento de licenciamentos e de averiguar as situações de venda de álcool e tabaco a menores”, revelou a PSP.
Vão ser igualmente levadas a efeito operações de fiscalização rodoviária, com especial incidência no excesso de velocidade, condução sob o efeito ao álcool e/ou substâncias psicotrópicas e uso do telemóvel durante a condução.