Sessão destina-se a utentes que apresentem “disfunções sexuais, perturbações da identidade de género” e da “preferência sexual”
A partir desta quinta-feira, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vai passar a disponibilizar uma nova consulta de Sexologia Clínica, assegurada por uma equipa multidisciplinar, que até este momento era feita exclusivamente pelo departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, contando agora com a colaboração das especialidades de Ginecologia, Urologia e Psicologia.
Segundo Gláucia Lima, responsável pela área de Psiquiatria e Saúde Mental, as “perturbações/disfunções sexuais são frequentes”, sendo diversas vezes “subdiagnosticadas, multifactoriais e podem ser desencadeadas por causas orgânicas, iatrogénicas e/ou psicológicas”, acompanhadas de um sofrimento “significativo”.
“A sexualidade é parte integrante da vida do indivíduo, contribui para a construção da sua identidade e de forma determinante para o seu bem-estar físico e psicológico”, assegura Gláucia Lima.
A consulta, explica o CHBM, tem por meta “possibilitar o tratamento especializado das disfunções sexuais, primárias ou secundárias ao tratamento psiquiátrico”, através da participação do envolvimento de técnicos com formação específica em sexologia clínica.
A consulta destina-se a utentes de ambos os sexos, referenciados pelos serviços de psiquiatria, ginecologia, urologia e psicologia, que apresentem “disfunções sexuais, perturbações da identidade de género” e da “preferência sexual ou outras dificuldades da vivência da sexualidade e conjugalidade”, que após avaliação clínica, estejam motiados a melhorar a sua vida sexual. LG