19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 no Barreiro

Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 no Barreiro

Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 no Barreiro

O Setubalense passa o ano em revista, escolhendo as figuras e os factos do ano em todos os concelhos

 

Figura do Ano

- PUB -

Jorge Quintas

A dedicação e trabalho em prol da perpetuação de vultos maiores que engrandeceram a memória colectiva do Barreiro têm sido notáveis. Os resultados são palpáveis, sobretudo quando, no último ano, o percurso para resgatar o património humano barreirense foi sintomático. O secretário-geral da Fundação Amélia de Mello é o espelho da dimensão da causa, traduzida no lançamento de uma colecção de biografias de figuras que nunca devem  ser esquecidas. Além disso, há a relevar a importância dos “Prémios Alfredo da Silva”, o maior industrial português do Séc. XX. O património material e imaterial da antiga CUF é, assim, também acautelado na História. Jorge Quintas integra, em representação da Fundação Amélia de Mello, a direcção da EPIS que iniciou novo mandato em 2022.

 

- PUB -

Facto do Ano

Sogenave traz 22 milhões de euros para o concelho 

A assinatura do Contrato de Concessão de Incentivos ao Investimento entre a Câmara Municipal do Barreiro e a Sociedade Geral de Abastecimento à Navegação e Indústria Hoteleira (SOGENAVE) marcou o ano. Quer pela grandeza do investimento – 22 milhões de euros – quer pelo impacto positivo na dinamização económico-social no concelho. A instalação do Centro de Logística e Distribuição acomoda um total de 572 postos de trabalho e mais de cem vão resultar de contratação local, ao abrigo do que foi acordado com o município. Além disso, o investimento implica a realização de melhorias nas acessibilidades, como a reformulação rodoviária do cruzamento de Santo António da Charneca e do entroncamento situado em Palhais. O protocolo entre as entidades foi rubricado a 4 de Julho.

- PUB -

Conheça AQUI as figuras e os factos do ano de 2022 nas restantes categorias

As figuras do ano no distrito de Setúbal – na região e em cada um dos concelhos, incluindo Odemira, por fazer parte do Litoral Alentejano – são uma escolha da redacção do jornal O SETUBALENSE.

O jornal publica todos os anos, ao início do ano, uma edição especial sobre as figuras e os factos que marcaram o ano anterior. Este ano esta edição foi publicada, em papel, no dia 27 de Fevereiro de 2022. Se não conseguiu obter o seu exemplar contacte o jornal pelo telefone 265094354.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -