Construção de bloco de apartamentos com espaço exterior comum arranca em 2024 para estar concluída na segunda metade de 2025
O lançamento oficial está previsto já para Janeiro do próximo ano. Tal como o arranque das obras no terreno. Trata-se de um condomínio residencial que vai nascer no Barreiro, com a oferta de sete apartamentos de tipologia variada – desde T1 a T4 duplex – e preços a partir dos 159 mil euros.
O projecto urbanístico, designado “Barreiro 20”, tem prazo final de execução “previsto para o segundo semestre de 2025”, pode ler-se na página promocional do investimento na Internet (http://barreiro20.pt), que dá a conhecer algumas das características do equipamento.
Aos sete apartamentos, que contemplam varandas, junta-se “um espaço exterior amplo”, com algumas valências, como um “pátio comum” equipado “com churrasqueira”. Previstos estão também “carregadores para veículos eléctricos” e “bicicletário”.
O empreendimento residencial será erguido na Rua Heliodoro Salgado, nas proximidades da frente ribeirinha da cidade barreirense.
Este não é, porém, o único investimento privado na área da habitação que está previsto nascer em 2025 no concelho barreirense. Mais adiantado – ou seja, com construção iniciada este ano – está já um outro, o “Platinum Barreiro”, de dimensão superlativa. Engloba um total de 200 fogos habitacionais com um valor comercial superior a 90 milhões de euros.
Localizado junto ao Forum Barreiro, este projecto residencial é para desenvolver faseadamente. O planeamento da obra aponta para que na primeira fase sejam edificados cinco edifícios de sete pisos, com 116 apartamentos de tipologias T2, T3 e T4.
A entrega dos primeiros 62 apartamentos, blocos 1 e 2, está prevista para o primeiro semestre de 2025.
Investimento público Maior operação de sempre na habitação social já está em curso
No que toca a investimento público, arrancou na passada semana a operação de reabilitação integral do Bairro Alves Redol, na freguesia do Alto do Seixalinho, estimada em 4,4 milhões de euros. A obra vai permitir recuperar 92 fogos e constitui-se como a maior intervenção de sempre no concelho do Barreiro no domínio da habitação social. Na mesma zona, o município prevê iniciar no início do próximo ano uma requalificação ao nível do espaço público, no Largo da Santinha, com investimento estimado em 3,5 milhões de euros, e que inclui também uma intervenção na escola primária ali existente. Ainda nesta área do Alto do Seixalinho vai também avançar, neste ano, a construção do Centro de Saúde da Escavadeira.