Reunião política decorreu no salão da Sociedade “Os Penicheiros”
A Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros” acolheu no último sábado a XIII Assembleia da Organização Concelhia do Barreiro do PCP, este ano subordinada ao lema “Por um PCP mais Forte | Defender os trabalhadores e o Povo”, que juntou neste espaço vários militantes e simpatizantes do partido.
Durante o encontro, onde participaram 120 delegados, foi aprovada por unanimidade uma resolução política, que integra “elementos de análise e orientação para a intervenção dos comunistas no concelho em inúmeras áreas”, entre as quais, os “interesses fundamentais da classe operária, dos trabalhadores e da população”.
O partido aproveitou ainda para analisar a situação política e social concelhia, tendo sido aprovado “que o PCP, pela sua história de mais de 100 anos, pela sua acção, pelo seu ideal e projecto comprova ser o partido necessário, indispensável e insubstituível”.
No decorrer da iniciativa, a força partidária defendeu que “o PCP é essencial na luta pela paz, a cooperação e solidariedade internacionalista, por uma alternativa patriótica e de esquerda”, e por “uma democracia avançada com os valores de Abril no futuro de Portugal, contra a exploração e a opressão, pelo socialismo e o comunismo”.
Ao longo do dia e durante os trabalhos, os participantes reafirmaram “o empenho das organizações existentes no concelho, e de cada um dos seus militantes, na necessária e profunda ligação aos trabalhadores e às massas, na sua capacidade de dinamizar a luta e de intervir politicamente, na sua persistência no trabalho do reforço orgânico do partido e na sua influência como factores determinantes para o êxito dos objectivos” que se propõem realizar no município.
Na altura e além da resolução política, foram também aprovadas, por unanimidade, quatro moções sobre a luta pela reconstituição das freguesias, pela defesa dos serviços públicos e combate à transferência de competências, pela defesa da paz, solidariedade e, finalmente, pela valorização do SNS – Serviço Nacional de Saúde.
Foi ainda discutida e eleita, também por unanimidade, a nova Comissão Concelhia do Barreiro do PCP, que “mantém na sua composição uma maioria de operários e empregados, com uma forte ligação às principais empresas e locais de trabalho” da cidade. O encontro foi encerrado com uma intervenção de Armindo Miranda, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.