12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Centro Hospitalar Barreiro Montijo ganha dianteira na cirurgia endoscópica da coluna

Centro Hospitalar Barreiro Montijo ganha dianteira na cirurgia endoscópica da coluna

Centro Hospitalar Barreiro Montijo ganha dianteira na cirurgia endoscópica da coluna

Nova técnica é utilizada em pacientes com hérnia discal ou canal estreito lombar, entre outras patologias. Recuperação é mais rápida e menos dolorosa

O Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) tornou-se no primeiro hospital público da Península de Setúbal a realizar cirurgia endoscópica da coluna. A prática desta nova técnica foi iniciada no CHBM em Setembro último, anunciou esta segunda-feira a unidade hospitalar.

Este tipo de intervenção cirúrgica é utilizada “em doentes com patologia degenerativa da coluna lombar”, em casos de “hérnia discal, canal estreito lombar, entre outras”, explica em comunicado o CHBM.

- PUB -

“Esta técnica é minimamente invasiva, destina-se ao tratamento de diversa patologia do ráquis vertebral, com uma versatilidade e aplicabilidade vasta, e permite no futuro minimizar os riscos, complicações e tempo de recuperação pós-operatória dos doentes”, esclarece o diretor do Serviço de Ortopedia, Jorge Martins, citado no mesmo documento.

Além de “diminuir drasticamente a agressividade cirúrgica, através de uma única incisão com cerca de 1 centímetro”, e de permitir a reabilitação pós-operatória mais rápida “e com maior controlo da dor”, a cirurgia endoscópica da coluna possibilita “uma melhor visualização das estruturas nervosas, o que permite diminuir o risco de lesão iatrogénica das mesmas”, complementa Fernando Silva, um dos ortopedistas do CHBM que realiza este tipo de intervenção cirúrgica.

Apesar de já ter adoptado esta nova técnica, o CHBM continua também a garantir a realização da cirurgia convencional, “aberta”, da coluna lombar, para casos em que a cirurgia endoscópica ainda não consegue oferecer resultados satisfatórios.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -