Candidatos José Luís Ferreira e Ricardo Teixeira apresentaram programa da coligação para Legislativas deste ano
A CDU deu inicio esta segunda-feira, no Barreiro, à campanha eleitoral para as Legislativas do próximo dia 30, com uma acção de contacto com a população e comerciantes do Mercado Mensal de Coina e uma tribuna pública que contou com a presença de José Luís Ferreira e Ricardo Teixeira, candidatos pelo círculo eleitoral de Setúbal.
Durante a referida acção, a coligação deu a conhecer aos munícipes dez questões que considera “cruciais” para a vida e o futuro de Portugal, nomeadamente, a concretização do aumento geral dos salários, que classifica ser “uma emergência nacional”.
Os comunistas defendem ainda que é necessário garantir os direitos das crianças e dos pais, responder ao défice demográfico e travar a emigração de jovens.
Entre as medidas apontadas no seu programa eleitoral, conta-se igualmente a urgência em “assegurar a dignidade dos idosos, combater a pobreza e as desigualdades, valorizar as reformas e as pensões”, além do combate aos baixos salários.
A CDU elenca como prioridades a defesa ao direito da saúde, referindo que é preciso “salvar o Sistema Nacional de Saúde”, promover o direito à educação e à ciência, à cultura e ao desporto e “a mais e melhores serviços públicos”.
Para os candidatos, o futuro dos portugueses deve passar por assegurar o direito de todos à habitação e à mobilidade, assegurar justiça fiscal, aliviar impostos sobre o trabalho e as Micro e Médias Empresas, por “uma justiça independente e acessível” e pelo combate à corrupção.
A CDU considera que é necessário “obter meios para os serviços e investimentos públicos”, defendendo que a promoção de um ambiente saudável, a garantia da água e da energia, assim como a preservação dos ecossistemas naturais, das florestas e da biodiversidade, factos que diz serem essenciais, dinamizando em simultâneo o desenvolvimento económico com “mais produção nacional [e] mais emprego”.
Na última quinta-feira, já a primeira candidata desta força política, Paula Santos, participou numa acção realizada junto ao Hospital Nossa Senhora do Rosário, onde defendeu um conjunto de medidas relativas à área da saúde, como a construção do Centro de Saúde do Alto do Seixalinho e a reabilitação dos restantes equipamentos existentes.