Bruno Vitorino quer requalificação de terrenos baldios junto à urbanização
O candidato do PSD à presidência da Câmara do Barreiro, Bruno Vitorino, aponta como uma das suas prioridades para o próximo mandato e caso vença as eleições autárquicas, a requalificação do descampado existente na Quinta dos Fidalguinhos.
“Há muito tempo que os terrenos baldios […] se estendem da passagem desnivelada entre a Quinta da Lomba e a urbanização até à bomba de combustível”, situada no cruzamento junto ao Hospital do Barreiro.
Para o actual vereador social-democrata, a zona necessita de “uma requalificação e de uma gestão autárquica com visão para colocar aquele espaço ao serviço dos moradores”, destaca.
Neste âmbito, critica a “indiferença e o imobilismo” que PS e CDU “têm tido”, perante um espaço que considera estar ao abandono, tendo essa “passividade contribuído, no passa–do, para o nascimento de um bairro de barracas que colocou em casa a qualidade de vida, a saúde pública e a própria segurança dos moradores”.
“Não podemos deixar que isto volte a acontecer”, afirma o candidato, acrescentando que “não podem passar mais quatro anos, sem termos uma solução”.
Por esse motivo, propõe que o descampado em causa seja requalificado e “dê origem a um novo parque urbano na cidade”, a baptizar como “Parque dos Fidalguinhos”, sugere.
O actual vereador alerta que parte dos terrenos onde se poderia implantar o futuro parque são públicos e outros privados, situação que implicará “um processo de diálogo com os proprietários”.
Naquele que é um dos bairros com maior densidade populacional no concelho, com uma média de idades inferior à globalidade do território, o social-democrata considera que a oferta de espaços de lazer em família e com condições para a práctica desportiva é essencial para a promoção de estilos de vida saudáveis e uma vivência em harmonia dos espaços comuns.
Na perspectiva de Vitorino, o novo Parque dos Fidalguinhos deverá obedecer a uma estrutura arquictetónica e estética que o qualifique enquanto zona de passeio e de lazer, para fruição das várias faixas etárias da população que ali reside.
A requalificação, na sua opinião, deve passar pela arborização do espaço e instalação de mobiliário urbano adequado no local, com a criação de uma zona de merendas, a recuperação do piso das pistas de corrida existentes e instalação de um circuito dotado de aparelhos de exercício físico e de manutenção geriátricos.
Além destes, para o candidato, o espaço deverá contemplar ainda um novo parque infantil, a instalação de um parque canino, campos de Street Basket e, entre outros, a instalação de iluminação pública.