Procedimento concursal tem o preço-base de 10 milhões de euros e um prazo de execução de 720 dias. Equipamento vai ser construído junto ao IC21
A Câmara Municipal do Barreiro lançou, na passada sexta-feira, o concurso público internacional para a construção da piscina dos Fidalguinhos.
O procedimento concursal, aberto para adjudicação da obra, apresenta o preço-base de “10 milhões de euros” e um “prazo de execução de 720 dias”, disse Frederico Rosa, presidente da autarquia, a O SETUBALENSE. “A empreitada será executada apenas numa fase, mas irá abranger três exercícios orçamentais”, adiantou.
A edilidade candidatou o investimento a fundos comunitários e o autarca mostra-se confiante. “Acreditamos que beneficiará de co-financiamento, ao abrigo do PT2030, só ainda não sabemos em que percentagem do valor.”
O equipamento vai ser construído num terreno junto ao IC21, nas proximidades da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, e “há muito que é esperado” pela população daquela zona do Lavradio. “A construção estava prevista há cerca de 30 anos”, lembrou, antes de salientar a importância da concretização do investimento.
“Com o [Complexo] Supera já tínhamos ganhado duas piscinas, embora em moldes diferentes. Mas, precisamos de mais uma, para uma zona como esta dos Fidalguinhos, onde há muita procura por este tipo de equipamentos. Este investimento integra, juntamente com o futuro Centro de Saúde dos Fidalguinhos, o plano macro que temos para aquele território. Com estes dois equipamentos promove-se a qualidade de vida e a saúde, numa zona que apresenta grande densidade populacional”, justificou o edil, que abriu um parêntesis para se debruçar sobre a unidade de saúde. “O prazo do concurso para adjudicação da construção foi prorrogado até à próxima semana. Contamos adjudicar a obra até final deste mês. A ideia é termos esta empreitada do Centro de Saúde no terreno já em Setembro.”
Quanto à piscina, Frederico Rosa aponta um objectivo. “Ter condições de contribuir para que todas as crianças, quando acabarem o 1.º ciclo, possam saber nadar”.
Detalhes do projecto
A designação do equipamento está ainda por definir, apesar de numa das imagens virtuais do projecto surgir “Piscina Municipal da Mata dos Lóios”. “Essa é a designação do projecto, da empreitada. Haveremos de lhe atribuir outra designação”, admitiu o edil.
A futura piscina dos Fidalguinhos prevê “a construção de dois tanques, um desportivo de 25×17 metros, com requisitos adequados para a prática de natação e modalidades derivadas, e outro de aprendizagem e de recreio de 17×8 metros”, lê-se no site da empresa Prospectiva, responsável pela elaboração do projecto, coordenado pelo arquitecto José Cid.
Na publicação, que engloba as imagens virtuais do equipamento, a empresa faz notar que a construção da piscina vai dar resposta à “necessidade de incrementar condições para a população do Barreiro poder desenvolver actividades desportivas, de recreio e de lazer”.
“Na prossecução deste objectivo pretende-se implementar um conjunto de serviços e de apoios que possibilite a iniciação, o aperfeiçoamento, o treino e a competição de natação pura e de outras actividades aquáticas de manutenção e recreativas para as várias faixas etárias em diversas modalidades”, lê-se ainda na descrição publicada pela empresa.
O concurso público para adjudicação da obra foi agora lançado pela autarquia.