Cerimónia juntou escolas aderentes ao programa no Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada
O Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada, no Barreiro, acolheu na última semana, a entrega das Bandeiras Verdes às Eco-Escolas do concelho e respectivos certificados de participação, numa cerimónia que contou com a presença do vereador da Câmara do Barreiro, Rui Pereira, responsável pela área da Sustentabilidade Ambiental.
Na iniciativa estiveram presentes as instituições de ensino aderentes ao programa, entre as quais, a Escola Básica e Secundária de Santo António da Charneca e a Secundária de Casquilhos.
A primeira recebeu os prémios relativos à sua participação nos projectos Alimentação Saudável e Sustentável / Eco-Ementas Mediterrânicas e Desafio UHU / Collage de um ODS, aos quais concorreu a nível nacional. Já o estabelecimento de ensino dos Casquilhos, por sua vez, foi premiado com uma menção honrosa, no âmbito do Desafio UHU / Collage de um ODS.
Rui Pereira deu os parabéns aos presentes, tendo reconhecido o seu trabalho no âmbito da educação ambiental nas escolas, altura em que convidou todos a levarem as suas crianças até à Mata da Machada, para o desenvolvimento de varias actividades que terão lugar no presente ano lectivo.
Acrescente-se que a Câmara Municipal, através da divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, assume o pagamento anual da inscrição dos estabelecimentos de ensino concelhios, participa nos Conselhos Eco-Escola e na promoção de algumas actividades.
Programa Eco-Escolas desenvolvido em Portugal desde 1996
Recorde-se que o Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende “encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola, no ano lectivo 2020-2021, participaram neste programa a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal, bem como a EB 2,3 Padre Abílio Mendes, O Refúgio dos Fidalguinhos, a Escola Básica da Quinta Nova da Telha, além da Básica de Palhais, Escola Secundária de Casquilhos e EB 2,3/Secundária de Santo António.