A 14ª Mostra de Doçaria Tradicional do Barreiro ficou marcada recriação do “Biscoito”, a base alimentar dos marinheiros dos Descobrimentos portugueses, que em tempos era produzida nos fornos de Vale de Zebro
Foram 24 os doces que passaram pelo crivo do júri na 14ª Mostra de Doçaria Tradicional do Barreiro, realizada a 17 de Novembro no Fórum Barreiro. Um evento promovido pela Câmara Municipal do Barreiro que contou com o apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, a participação da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e do Fórum Barreiro, enquanto parceiro institucional.
Este ano, a Câmara Municipal lançou o desafio para a recriação do Biscoito, ou “munição de boca”. Uma especialidade que, na época dos Descobrimentos, era fabricada em Vale de Zebro, no Barreiro, considerada a base alimentar dos marinheiros.
Rui Braga, responsável pelo Gabinete de Inovação, Desenvolvimento Económico e Turismo, salientou a importância em recriar este alimento sobre o qual “todos os barreirenses deveriam ter orgulho nesta época da sua História”.
Os prémios entregues pelo vereador Rui Braga incluíram na categoria Profissional, o 1º e 2º prémio, para a Coffeetaria e o 3º prémio à Padaria e Pastelaria da Vila. Na categoria Amadores, o 1º prémio foi entregue a Vitor Maria, o 2º Prémio a Tânia Rodrigues e o 3º a Cláudia Fernandes. Esta edição incluiu, pela primeira vez, uma categoria extra dedicada à “Recriação do Biscoito”. Entre as oito recriações, o júri deliberou atribuir a Menção Honrosa por Tradição a Paula Garcia e o Prémio Biscoito à Pastelaria Bonanza.