No próximo mês o documento entrará na fase de votações de projectos aprovados
O período de reclamações relativo ao Orçamento Participativo (OP) do Barreiro, iniciado no início deste mês e que se prolonga até ao próximo dia 20, antecede a quarta fase deste instrumento, que pretende contar com os munícipes, para avaliação das propostas apresentadas neste âmbito.
Com a chegada de Outubro, este documento entrará na fase de votações dos projectos aprovados, podendo a população “votar na sua proposta favorita”, tendo desta forma “o poder de decisão sobre uma ‘fatia’ do Orçamento municipal” até ao final do próximo mês.
Recorde-se que os participantes apresentaram propostas que “pretendem ver implementadas na cidade” e que, os munícipes, vão agora votar directamente nos referidos projectos que “gostassem de ver incluídos no Plano de Actividades e Orçamento” daquele município.
De acordo com a autarquia, a apresentação dos vencedores está agendada para 26 de Novembro, sendo de realçar que, em Julho, a Assembleia Municipal aprovou o Regulamento do Orçamento Participativo do Barreiro 2019/20, na sequência da aprovação pela câmara a 5 de Junho de 2019.
Recorde-se que no último mês de Março, por “força do decretar do Estado de Emergência Nacional e do Estado de Alerta Municipal foram suspensos os prazos que se encontravam plasmados na cláusula 19ª do referido Regulamento”, tendo os cidadãos passado a estar impedidos de aceder ao Portal do Orçamento Participativo. A autarquia acrescenta que a situação surgiu “em virtude da impossibilidade da equipa técnica proceder à avaliação das propostas”, na sequência do surgimento da pandemia Covid-19.