O arruamento que faz a ligação entre a Praça da Amizade e o Largo Alexandre Herculano, no centro da cidade, foi aberto à comunidade pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto, e membros dos executivos do Município e da União das Freguesias do Barreiro e Lavradio.
Esta intervenção envolveu um investimento de 400.000€. A obra contemplou, ainda, a requalificação da zona verde do Campo das Cordoarias (a sul do Forum Barreiro), no valor de 420.000€.
De referir que a intervenção foi concretizada após o município do Barreiro ter accionado uma garantia bancária, como consequência do abandono da obra pelo anterior empreiteiro.
Segundo o presidente, este projecto foi “integralmente realizado pelos serviços do município, excepto na execução da obra, a cargo de uma empresa”.
No âmbito de um projecto global estão previstas outras intervenções para o mês de junho deste ano, totalizando um investimento global de 1 milhão de euros.
Carlos Humberto de Carvalho adiantou que estão contemplados outros arranjos no terreno junto ao perto do Pateo Albers e no acesso ao Barreiro A.
Esclareceu, ainda, que o terreno contíguo à entrada sul do Forum Barreiro, que se encontra vazio, é privado e aguarda a construção de urbanização.
Em simultâneo, será realizada uma operação de limpeza no terreno do antigo campo do Barreirense (privado), em acordo com os proprietários.
Mediante a concordância com Baía do Tejo, a Autarquia irá demolir as instalações da antiga cavalariça, bem como o muro do Jardim dos Franceses, “no sentido de abrir este espaço ao rio e ao Barreiro velho”, referiu Carlos Humberto.
Este projecto global irá, na sua opinião, “criar melhores condições de habitabilidade, de vida social, de vida cívica e de usufruto do espaço comum”.
“A cidade está de parabéns”, referiu a vereadora Sofia Martins, na ocasião, agradecendo o empenho dos serviços da CMB envolvidos neste projecto “complexo”.