Serviço passa a estar disponível a partir de sábado no mercado 1.º de Maio
Para assinalar o Dia Internacional da Família, que se comemora este sábado, a Câmara do Barreiro vai inaugurar no mercado 1.º de Maio, na Avenida Alfredo da Silva, as instalações do Gabinete de Apoio à Família e Criança (GAFC).
A nova área de atendimento municipal – designada de “Espaço Família” –, permitirá que a partir da próxima semana “as famílias barreirenses possam ter um contacto directo” com este gabinete e “participar nas diferentes actividades organizadas” pela autarquia local.
Bruno Vitorino, vereador responsável por esta área no município, lembra que o GAFC, criado em Julho de 2018, na sequência da reestruturação dos serviços da Câmara, tem por objectivo principal a promoção de políticas que possibilitem uma melhoria da qualidade de vida e do bem-estar social das famílias do concelho.
“Desde essa altura, já realizámos várias iniciativas e workshops, que pretendem informar pais e cuidadores”, de assuntos “relacionados com a segurança e saúde infantil, boas práticas, cuidados a ter na adolescência, entre outros”, sublinha o autarca.
No seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo gabinete, foi já apresentado e aprovado, em reunião de Câmara, um regulamento para a criação de um cartão destinado às famílias numerosas do Barreiro.
O Cartão Municipal Família Numerosa, realça a edilidade, pretende “alargar e diversificar os benefícios e apoios a conceder” a estas famílias, por entidades públicas e privadas, e apoiar e dinamizar em simultâneo os agentes económicos locais, que através de parcerias a estabelecer com o município, possam aderir ao projecto.
O principal objectivo, acrescenta Bruno Vitorino, é “repor alguma justiça social para estas famílias que, em virtude de terem mais filhos, na práctica estão impedidas de ter acesso a um conjunto de serviços”, explica, tais como ao nível do desporto, lazer e cultura, devido à dimensão do seu agregado.
Como exemplo, o responsável refere o caso de “uma família da classe média com cinco pessoas que queira utilizar a piscina municipal nas várias classes”, que “pagará cerca de 100 euros, valor que muitas vezes inviabiliza a sua utilização”, realça.
A própria autarquia, na perspectiva do vereador, “pode e deve dar o exemplo, com descontos significativos em programas ou actividades por si desenvolvidas”, assume, considerando que através desta e de outras medidas, o Barreiro pode tornar-se “mais amigo das famílias e das crianças”.