Barreiro: 1,6 milhões para regeneração do núcleo central do Alto do Seixalinho

Barreiro: 1,6 milhões para regeneração do núcleo central do Alto do Seixalinho

Barreiro: 1,6 milhões para regeneração do núcleo central do Alto do Seixalinho

Com o objectivo de recolher opiniões e contributos para o projecto de “Regeneração do núcleo central do Alto do Seixalinho”, a Câmara Municipal do Barreiro reuniu na Comissão de Moradores do Bairro 3, com a população do Alto do Seixalinho.

Com recurso a fundos comunitários do programa Portugal 2020, a autarquia irá requalificar a zona do Bairro Alves Redol e espaços urbanos contíguos, que inclui, entre outras áreas, um troço da Rua Dr. Manuel Pacheco Nobre, o Largo 3 de Maio, entre outros espaços públicos e arruamentos nesta zona central do Alto do Seixalinho, segundo explicou o arquitecto da CMB, Luís Araújo.

Com um valor estimado de investimento de cerca de 1 milhão e 600 mil euros, este projecto decorre do Plano de Acção Integrado para as Comunidades Desfavorecidas, que integra o Plano Estratégico Desenvolvimento Urbano do Barreiro, o qual foi aprovado por deliberação da Comissão Directiva do POR Lisboa, em meados de 2016.

- PUB -

Importa ainda referir que estas intervenções de carácter físico apenas se tornaram elegíveis aos fundos comunitários por serem acompanhadas de intervenções de natureza social.

Criar espaços para o peão, redesenhar cruzamentos, alterar sentidos de circulação, criar novas centralidades, foram algumas das propostas apresentadas pela equipa projectista, contratada pela Autarquia. Tiago Mota Saraiva e Paula Miranda, do “ateliermob”, e o Vereador Rui Lopo, responsável pela área do Planeamento da CMB, incentivaram os munícipes presentes a dar contributos, a dizerem como pretendem ver a zona central do Alto do Seixalinho no futuro.

A introdução de medidas de acalmia de tráfego, a criação da centralidade no Largo 3 de Maio, a adaptação do espaço público para pessoas com mobilidade reduzida, a criação de zonas de lazer ou parque infantis para o usufruto de ‘avós e netos’ foram algumas das propostas apresentadas pelos munícipes presentes e, inclusive, pela Vereadora Sofia Martins e pelo Presidente da União das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Carlos Moreira.

- PUB -

“Se formos mais a pensar, decidimos melhor. E, por isso, estamos aqui para vos ouvir”, referiu o Presidente da CMB no final da reunião, salientando que deverão ser marcadas mais reuniões e contactos com a população e comerciantes no sentido de recolher mais contributos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -