Movimento prossegue missão de combate ao desperdício de alimentos em período de desconfinamento
O presidente do município barreirense, Frederico Rosa, acompanhado da vereadora Sara Ferreira, que tutela a divisão de Intervenção Social da autarquia, realizaram ao final da tarde da última sexta-feira, uma visita à REFOOD do Barreiro, para a entrega de Equipamentos de Protecção Individual (EPI), no âmbito do combate à pandemia Covid-19. Os autarcas puderam seguir o trabalho que está a ser desenvolvido pelos voluntários que ali exercem o apoio às várias famílias do concelho, que enfrentam mais dificuldades na área da alimentação.
O movimento, que tem como missão combater o desperdício alimentar e a fome, nas redes sociais, já tornou público o seu agradecimento pela iniciativa da câmara, uma das entidades parceiras daquele projecto, por “ajudar e continuar a apoiar quem mais precisa, não esquecendo a segurança de todos os envolvidos” nas actividades da REFOOD.
No espaço da organização, situado no parque empresarial da Baía do Tejo, encontra-se presentemente a trabalhar “uma equipa 100 por cento voluntária”, conduzida por cidadãos daquela cidade, que promove “a recolha de comida excedente, em boas condições”, oriunda de diversos parceiros, tais como restaurantes, padarias e pastelarias, entre outros estabelecimentos, seguindo-se a sua distribuição com “dignidade, localmente e de forma rápida, a pessoas que dela necessitem”, para a construção de um Barreiro mais solidário, humanitário e sustentável.
“Com boa vontade e esforço organizado, é possível reduzir o desperdício de alimentos e a fome no concelho”, defende aquele serviço comunitário.