Antigo vereador e militante do PSD destacou-se vários anos na área social
A Assembleia Municipal do Barreiro aprovou, recentemente, numa das suas últimas reuniões da sessão ordinária, um voto de pesar pelo falecimento aos 81 anos, no passado dia 26, de José João Água-Doce Engrossa, autarca que desenvolveu o seu trabalho na área social, enquanto vereador dos Assuntos Sociais naquela Câmara Municipal.
Nascido a 15 de Abril de 1940, em Beja, o antigo responsável e trabalhador, em regime de voluntariado, na Santa Casa da Misericórdia, onde se manteve sempre, fixou-se no Barreiro em 1975 após cumprir o serviço militar em Moçambique.
José Engrossa deixou a sua marca, neste município, “no trabalho para a terceira idade, na habitação social e na ligação com os trabalhadores”, tendo se destacado na proposta de “criação de uma universidade sénior no concelho”, projecto que viria mais tarde a ser concretizado pelo seu sucessor.
O autarca, lembra o voto de pesar, recorda que a Câmara Municipal lhe atribuiu o Galardão Barreiro Reconhecido em 2016, na área do Associativismo, Intervenção Social e Multiculturalidade, pelo trabalho desempenhado na área social.
Foi também vice-provedor da Irmandade da Santa Casa, tendo a seu cargo o serviço de voluntariado daquela instituição, que representou, tanto na Comissão de Festas do Barreiro como no Conselho Local de Acção Social (CLASB). Ao longo de muitos anos, José Engrossa foi ainda um destacado militante do PSD Barreiro.
“Nesta hora de pesar, endereçamos aos seus familiares e amigos as mais sentidas condolências”, refere o documento aprovado.