Resultados das análises feitas durante o terceiro trimestre cumpriram “valores paramétricos”
A qualidade da água para consumo humano no concelho do Barreiro é boa. A conclusão é retirada dos resultados de todas as análises efectuadas, durante o terceiro trimestre deste ano (Julho, Agosto e Setembro), que cumpriram os requisitos de controlo de qualidade, anunciou ontem a Câmara Municipal.
De acordo com a autarquia, todas as análises realizadas no terceiro trimestre de 2023 “apresentaram resultados em cumprimento dos valores paramétricos”, o que evidencia “a boa qualidade da água distribuída em todas as zonas de abastecimento: Alto da Paiva, Coina, Penalva, Sete Portais e Vila Chã”.
O município barreirense lembra que “executa um plano de amostragem para avaliação da qualidade da água”, tendo por base o “cumprimento do Programa de Controlo de Qualidade aprovado pela Entidade Reguladora de Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR)”.
Desde a origem até à torneira do consumidor, a gestão da qualidade da água no sistema de abastecimento público “é garantida através da aplicação de inúmeras medidas, tais como o recurso a tecnologias de tratamento adequadas face à qualidade da água captada e à qualidade da água que se pretende para consumo humano”. Além disso, realça ainda a edilidade, são adoptadas “práticas de manutenção preventiva e correctiva” e executada a “monitorização contínua de parâmetros da qualidade da água em locais estratégicos do sistema de abastecimento”, a par da “realização de estudos/projectos” que visam melhorar “a qualidade da água abastecida”.