30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroRadioterapia da ULS do Arco Ribeirinho recebe novo acelerador linear

Radioterapia da ULS do Arco Ribeirinho recebe novo acelerador linear

Novo equipamento substitui o acelerador linear instalado em 2010, permitindo manter as funcionalidades de controlo respiratório

 

- PUB -

Os doentes acompanhados pelo Serviço de Radioterapia da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) têm desde terça-feira um novo acelerador linear, num investimento de 2,1 milhões de euros, anunciou aquela unidade.

O acelerador linear foi adquirido ao abrigo do Programa de Substituição de Equipamentos Médicos Pesados e Modernização e Inovação Tecnológica nos Estabelecimentos Hospitalares, previsto na Lei de Orçamento de Estado de 2021.

Este novo equipamento substitui o acelerador linear instalado em 2010, permitindo manter as funcionalidades de controlo respiratório, já instaladas no equipamento anterior, e aumentar a precisão dos tratamentos através da utilização de uma mesa de tratamento 6D.

- PUB -

O Serviço de Radioterapia iniciou a actividade em Maio de 2005 respondendo à prestação de cuidados de saúde de radioterapia aos utentes da Península de Setúbal (Unidade Local de Saúde Arco Ribeirinho, Unidade Local de Saúde da Arrábida, Unidade Local de Saúde Almada Seixal) e ainda à população servida pelo Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo, correspondendo a uma cobertura assistencial de mais de um milhão de habitantes.

Segundo dados provisórios adiantados pela ULS, ao longo de 2023, o serviço realizou 6.612 consultas e 18.334 tratamentos (14.486 tratamentos complexos e 3.848 tratamentos simples).

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -