27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroMunicípio assina contrato para dar início à obra da Loja do Cidadão...

Município assina contrato para dar início à obra da Loja do Cidadão no Forum Barreiro

Frederico Rosa e Cristina Santos, directora da Sonae Sierra, formalizaram acordo. Empreitada é para estar concluída este ano

 

- PUB -

Foi com a promessa de um renovado Forum Barreiro que se celebrou o 15.º aniversário do espaço comercial no passado mês de Novembro. É também com essa promessa, e com o cumprir de uma “ambição muito antiga”, que se inicia o ano de 2024. A instalação da Loja do Cidadão no Forum Barreiro está agora mais perto de se tornar realidade, o que contribuirá para uma maior dinamização da superfície comercial.

Esta segunda-feira foi assinado, entre o município e a nova entidade gestora do espaço, a Sonae Sierra, o contrato para o efeito. Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, e Cristina Santos, directora de gestão de activos da Sonae Sierra, rubricaram o acordo que possibilita lançar o concurso público para a execução da obra da Loja do Cidadão, que se espera concluída até ao final deste ano. A empreitada representa um investimento na ordem dos 800 mil euros, suportado pela autarquia.

A ambição para a criação deste espaço é antiga. Em declarações a O SETUBALENSE, Rui Braga, vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro, relembrou que “a realização desta empreitada foi difícil para outros executivos que a tentaram”, sendo um dos principais desafios o de “mobilizarem todos os serviços para um mesmo espaço”. Foi por isso que Rui Braga viu o dia de segunda-feira como “uma conquista”.

- PUB -

“Estamos muito satisfeitos pela assinatura deste contrato e por o espaço ter lugar no Forum Barreiro. Ao nível dos grandes centros comerciais, este centro está no coração da cidade e, por essa razão, a ‘saúde’ do mesmo deve ser motivo de preocupação por parte da autarquia”, referiu a O SETUBALENSE, à margem da cerimónia de assinatura do documento.

O autarca adiantou que o investimento feito pela autarquia para a concretização desta empreitada ascende a cerca de 800 mil euros. Um valor que ajuda na “positividade” de um futuro para o Forum Barreiro.

Espaço traz dinamismo ao coração da cidade

- PUB -

Também Cristina Santos, directora executiva de Property Management da Sonae Sierra, seguiu a mesma linha de pensamento ao afirmar que “a Loja do Cidadão é um espaço absolutamente fundamental para o funcionamento do Forum Barreiro”.

“Esta vai ser uma loja geradora de tráfego que serve muitas das necessidades da comunidade e que complementa, ainda, muito bem tudo aquilo que é a oferta comercial”, disse Cristina Santos a O SETUBALENSE. Os centros comerciais, reforçou a responsável, “não são só locais de comércio”, são também “locais de lazer e de serviços”. E a Loja do Cidadão “enquadra-se perfeitamente naquilo que são as necessidades da comunidade local”, ao mesmo tempo que vem complementar a oferta existente na superfície comercial, contribuindo assim para uma “maior afluência” ao Forum Barreiro.

Para a directora executiva, o espaço tem todas as condições para “trazer mais dinamismo ao centro da cidade”, até porque estes são serviços a que as pessoas têm de recorrer inevitavelmente, podendo assim beneficiar de muitos outros aspectos positivos, como o facto de existir estacionamento ou espaços de refeição”.

O município prevê que a Loja do Cidadão possa abrir portas até ao final do ano. A proposta da minuta de contrato de arrendamento, por 18 anos, a celebrar entre a câmara e a entidade gestora da superfície comercial foi aprovada em reunião do executivo realizada no passado mês de Novembro, com votos favoráveis da gestão socialista e abstenções da CDU.

Frederico Rosa “Respondemos a uma ambição muito antiga”

Frederico Rosa, presidente da autarquia, salientou a importância que o Forum Barreiro “sempre teve” para a comunidade local. E assumiu o compromisso de o executivo municipal continuar a empenhar-se na oferta de respostas à população. A Loja do Cidadão a instalar na superfície comercial representa, de resto, um exemplo da estratégia defendida pelo edil.

“Este centro comercial sempre teve uma grande presença junto dos barreirenses, muito pelas diversas actividades que sempre se fizeram desde a sua inauguração, como é o caso do Forum Barreiro Night Run, que conta com cerca de mil corredores. É para que possamos continuar a acolher a comunidade que respondemos agora a esta ambição muito antiga que se torna assim possível com as muitas entidades envolvidas”, disse o líder do executivo municipal.

O autarca manifestou ainda esperança de que “o Barreiro olhe para o Forum com prosperidade e com perspectivas de futuro”, num “momento que marca o início daquilo que todos querem ver concretizado”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -