23 Fevereiro 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroZona do Alto do Seixalinho vai beneficiar de investimento de milhões até...

Zona do Alto do Seixalinho vai beneficiar de investimento de milhões até 2025

Projecto “Comunidades em Acção” visa a inclusão social. Vem somar à reabilitação habitacional e ao novo centro de saúde

 

- PUB -

Quatro milhões de euros em obras e mais um milhão e meio em actividades culturais e outras é o valor do investimento a realizar até 2025 na União das Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, no âmbito do projecto “Comunidades em Acção – Operação Integrada Local”, financiado a 100% pelo PRR. Ao todo são 5,5 milhões de euros, que visam promover a inclusão social, com especial foco no Bairro Alves Redol.

“Comunidades em acção é um projecto que vai ter impacto no Alto do Seixalinho e que se divide em duas áreas. Uma tem a ver com a requalificação urbana e com obras no jardim-de-infância da Escola n.º 6. São 4 milhões de euros que vamos ali investir”, disse Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, durante a apresentação do projecto na passada quinta-feira, ao começar por lembrar as intervenções definidas para o espaço público.

O projecto, salientou o autarca, contempla uma outra vertente, de “acções imaterais”, orçamentada em 1,5 milhões de euros, que “junta os mais diversos parceiros”, desde “escolas a clubes desportivos, dança, teatro, toda a parte da cultura, de educação para a literacia dos mais novos aos mais velhos”. “Toda a gente vai ter oportunidade de beneficiar do efeito positivo deste programa, desta comunidade realmente em acção, naquilo que pensamos ser um projecto altamente transformador da zona do Alto do Seixalinho”, frisou nas declarações registadas em vídeo pelo município.

- PUB -

Um projecto transformador que “não se esgota nele só”. Até porque, “vai conviver também com um [outro] investimento de 4,4 milhões de euros, que já está a ocorrer com a requalificação de todas as casas do Bairro Alves Redol e também com o investimento de cerca de 2,7 milhões no novo Centro de Saúde já em marcha na Escavadeira”, vincou Frederico Rosa.

“São muitos milhões que o PRR nos possibilitou e que as nossas equipas souberam aproveitar para poder requalificar toda aquela zona do Alto do Seixalinho, na parte da habitação, na parte da requalificação urbana, na parte das escolas e na área da saúde”, reforçou o edil, sem deixar de lembrar que, em simultâneo, estes investimentos ao longo de dois anos serão complementados por “inúmeras acções imateriais”.

Esta última vertente engloba várias actividades, que Sara Ferreira, vereadora responsável pelas divisões da educação, da intervenção social e saúde, da cultura, e da habitação, também destacou. “Temos uma série de actividades que vão desde a literacia financeira ao apoio [ao combate] do insucesso escolar, à prática desportiva, férias desportivas, que vão permitir à população, desde as crianças aos seniores, melhorar a sua situação de vulnerabilidade”, realçou.

- PUB -

“O nosso grande desafio era definir um projecto que identificasse uma zona do território socialmente mais vulnerável e que, com os parceiros, conseguíssemos atenuar essa vulnerabilidade. Foi isso que fizemos”, adiantou a vereadora, sobre as “Comunidades em Acção – Operação Integrada Local” da União das Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -