1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroEscola Básica do Barreiro conquista concurso para comunidade educativa

Escola Básica do Barreiro conquista concurso para comunidade educativa

Para o vereador Rui Pedro Pereira os pequenos artistas “marcam a história” do ambiente no concelho

 

- PUB -

A Escola Básica n.º8 do Barreiro conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar do concurso “Um Ano pelo Ambiente – pequenos grandes artistas”, dirigido à comunidade educativa do concelho, com o trabalho “The Castle and the Sun”, inspirado na obra de Paul Klee. A entrega das distinções da terceira edição desta iniciativa aconteceu no CEA – Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada.

Rui Pedro Pereira, vereador com o pelouro da Educação Ambiental, sublinhou o facto de este ser um projecto transversal a várias áreas. “É muito gratificante ver a forma como trabalharam este tema com os vossos alunos, colocando o foco nas questões ambientais, mas, desta vez, também veiculando informações sobre os pintores e as suas obras. O calendário de 2024 vai reflectir tudo isto e perpetuar no tempo o trabalho que todos fizeram em conjunto. Nós, aqui no CEA damos uma pequena ajuda, mas sabemos que são vocês, os professores, que marcam positivamente e para sempre os alunos com as melhores práticas ambientais”, referiu.

O vereador considerou ainda que, à “semelhança dos pintores que marcaram a história com as suas obras geniais”, também estes “pequenos artistas marcam a História do Ambiente no Barreiro”.

- PUB -

No segundo posto ficou o trabalho do Jardim de Infância da Fonte do Feto, “Menino Imaginário”, inspirado na obra de Joan Miró, sendo a terceira posição conquistada pela Escola Básica 2/3 de Álvaro Velho, com “A Grande Onda de Kanagawa”, inspirada na obra do nipónico Katsushika Hokusai.

Em nota de Imprensa, a autarquia barreirense explica que que este ano o desafio consistiu na “elaboração de um trabalho artístico, a partir de uma obra de um pintor famoso à escolha”. Nesta iniciativa participaram, “com empenho e qualidade”, 25 estabelecimentos de ensino do concelho, apresentando um total de 52 trabalhos.

O valor atribuído a cada um dos vencedores destina-se à aquisição de material escolar, num estabelecimento de comércio local. Em 2024 estas réplicas de pintores famosos vão “integrar um calendário produzido e distribuído” pela edilidade do Barreiro, permitindo que estas imagens “façam parte dos próximos 366 dias do novo ano”.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -