27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroSecundária Augusto Cabrita escolhida para campanha de igualdade de género no dirigismo...

Secundária Augusto Cabrita escolhida para campanha de igualdade de género no dirigismo desportivo

Cerimónia foi presidida pela ministra Ana Catarina Mendes e pelo ministro João Costa

 

- PUB -

“Acabar com os estereótipos que mantêm as mulheres fora de jogo, em matérias de liderança no desporto”, é um dos objectivos da campanha nacional que foi lançada no passado dia 25 no Barreiro. A Secundária Augusto Cabrita foi a escolhida para acolher a cerimónia, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

“Tu também podes ser a presidente do teu clube. Entra em campo” intitula a iniciativa, que “pretende promover a participação de jovens raparigas do ensino secundário no dirigismo desportivo” e contribuir “para a igualdade de género”. E a sessão de lançamento foi justamente presidida no feminino e no masculino, com as participações de Ana Catarina Mendes, ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, e João Costa, ministro da Educação, que tiveram a companhia do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

Uma campanha que, de acordo com Catarina Mendes, permite “despertar nos mais jovens” uma importante consciencialização. “A consciência de que a participação nos torna melhores cidadãos, ajuda a mudar mentalidades e, sobretudo, a melhorar as condições de convivência em sociedade”, disse a governante, em declarações registadas em vídeo pelo município do Barreiro.

- PUB -

Além disso, ainda segundo a ministra, a iniciativa é também uma forma de “conciliar a escola e o desporto”, de “demonstrar que o desporto escolar tem dado bons resultados a muitos atletas”. Daí a campanha reforçar também que o desporto escolar “é importante para a prática desportiva”, mas não só. “Queremos também deixar claro que é na escola que começa a nossa participação como cidadãos, que a igualdade de oportunidades nunca está cumprida e que é preciso alimentá-la todos os dias também com a participação das mulheres”, frisou.

Sara Ferreira, vereadora na Câmara do Barreiro com o pelouro da educação, lembrou também o objectivo inerente à campanha, ao mesmo tempo que sublinhou esta como “uma forma de promover a igualdade de género no desporto”.

Em jeito de balanço à cerimónia, Rui Pedro Pereira, vereador do desporto na autarquia barreirense, realçou a mensagem passada durante a acção. “O que foi dito aqui a estas jovens é muito importante. Todas elas podem ser as próximas presidentes, as próximas directoras, e perceberam isso”, considerou. “Tivemos aqui o exemplo de três mulheres fantásticas que falaram da sua experiência de vida, como chegaram às lideranças, e este é o caminho, que nós no Barreiro estamos a fazer há bastante tempo, em que conseguimos juntar o desporto, a educação e a cidadania”, concluiu.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -