24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroPlano para dar novo coração ao Alto do Seixalinho já está no...

Plano para dar novo coração ao Alto do Seixalinho já está no terreno

Reabilitação do Bairro Alves Redol arrancou. Às obras de recuperação de 92 fogos vão juntar-se a construção do Centro de Saúde da Escavadeira e a requalificação da Santinha

 

- PUB -

Arrancou nesta terça-feira, 10, a empreitada de reabilitação integral do Bairro Alves Redol, que vai permitir recuperar um total de 92 fogos, num investimento de 4,4 milhões de euros. Mas esta operação – a de maior envergadura de sempre em termos de intervenções em habitação social no concelho do Barreiro – marca ainda o arranque de um processo de dimensão maior, que promete dar “um novo coração” àquela zona, conforme admite Frederico Rosa.

“Faz parte de um plano de investimentos ambicioso que temos para o Alto do Seixalinho, o qual, além deste investimento na habitação, engloba também a construção do Centro de Saúde da Escavadeira e a requalificação urbana [do Largo] da Santinha, no valor de 3,5 milhões de euros, que inclui também uma intervenção na escola primária ali existente. Se juntarmos as três empreitadas, dá quase 10 milhões de euros de investimento naquele coração do Alto do Seixalinho, em três áreas distintas: habitação, cuidados de saúde e espaço público”, frisa o presidente da Câmara Municipal.

Três projectos a concretizarem-se numa área com um raio de cerca de 500 metros e nos quais o autarca deposita fortes expectativas. “Daqui por uns anos, acho que iremos olhar para trás e perceber que este momento foi decisivo. Acho que toda a gente percebe que 10 milhões de euros de investimento nestas três vertentes é músculo para mudar um pouco aquela zona”, avança, para reforçar de seguida: “Estou esperançoso de que estes investimentos estruturantes venham a ter um impacto muito profundo e que, porventura, possam permitir perspectivar a próxima década para todo aquele território, que é uma das zonas mais populosas do Barreiro.”

- PUB -

E não será preciso esperar muito pelo início das restantes duas empreitadas. “Relativamente ao Centro de Saúde, nesta semana ou na próxima as pessoas já irão ver marcas no terreno. Quanto à requalificação urbana da zona da Santinha estamos a prever lançar o concurso público [para adjudicação da empreitada] já em Novembro próximo, para depois em Fevereiro [de 2024] estarmos em obra. Isto também é propositado, para desfasar a construção das habitações da empreitada de requalificação urbana [no Largo da Santinha]”, esclarece o edil.

Para já, o pontapé de saída no plano de investimentos para o Alto do Seixalinho está dado com o arranque das obras de reabilitação do Bairro Alves Redol. “Um projecto sensível, porque implicou também o realojamento de pessoas em habitações que a Câmara Municipal adquiriu. O município comprou cerca de 30 habitações no último ano, que permitiram que as pessoas pudessem ser acomodadas na fase de obra”, lembra Frederico Rosa.

“Vamos dar às pessoas melhores condições, melhor qualidade de vida, ao nível de habitação, cuidados de saúde e espaço público”, resume, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -