8 Maio 2024, Quarta-feira

Lavradio assinala 38 anos como vila e tem requalificações de espaço público na agenda

Lavradio assinala 38 anos como vila e tem requalificações de espaço público na agenda

Lavradio assinala 38 anos como vila e tem requalificações de espaço público na agenda

Gabriela Soares quer dar mais dinâmica à freguesia e elege como prioridade a reabilitação de zonas que “estão há muitos anos ao abandono”

 

O 38.º aniversário da elevação do Lavradio a vila cumpriu-se na passada segunda-feira, 25, mas as celebrações estão reservadas para o próximo fim-de-semana, de forma a permitir “o envolvimento da população”, explica Gabriela Soares, presidente da junta.

O assinalar da data acontece poucos dias depois de a Câmara Municipal do Barreiro ter aprovado a instalação de uma nova unidade comercial para o Lavradio. Um investimento de peso que, para a presidente da Junta da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, promete “revitalizar e criar uma nova dinâmica” naquela zona. “A Câmara Municipal conseguiu trazer para cá a Mercadona que deverá criar 90 postos de trabalho, além de assegurar, nas contrapartidas, a requalificação da Praceta dos Lusíadas”, lembra Gabriela Soares, a propósito do desenvolvimento da vila.

Nesse âmbito, a autarca – que é também coordenadora da delegação distrital de Setúbal da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) – realça o trabalho que o executivo da junta tem vindo a realizar e que pretende concretizar num futuro próximo.

“A nossa preocupação – quando digo nossa envolvo aqui a Câmara Municipal do Barreiro, sobre a qual temos feito pressão e com quem temos trabalhado em conjunto para resolvermos alguns problemas – é, em primeiro lugar, requalificarmos alguns espaços não consignados, que estão há muitos anos ao abandono”, assume Gabriela Soares. “Arranjados, tornando-os ajardinados, quando é viável, ou então aproveitando-os para criar bolsas de estacionamento, esses espaços podem dar novas dinâmicas ao Lavradio. Temos quase terminada uma empreitada em que requalificámos meia-dúzia de espaços com esse objectivo”, sublinha.

A “criação de algumas bolsas onde se possam instalar parques infantis” assim como a “requalificação de espaços desportivos”, adianta, também têm merecido particular atenção. “Recentemente requalificámos os equipamentos geriátricos junto à associação de reformados do Lavradio [AURPIL]”, aponta a autarca que, em jeito de balanço, puxa a fita atrás. “Logo no início do mandato conseguimos o retorno dos CTT ao Lavradio, neste momento geridos pela junta, medida que se demonstrou fazer todo o sentido”, frisa.

Comemorações

A cerimónia comemorativa da elevação do Lavradio a vila realiza-se este sábado, a partir das 15 horas, nas instalações da Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense (SFAL), colectiva mais antiga do concelho do Barreiro. E a manhã e a tarde de domingo são preenchidas com actividades.

Este ano, a cerimónia promovida pela Junta da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio vai contar com a presença de Jorge Veloso, presidente da direcção da ANAFRE. O responsável será uma das personalidades a discursar, no período das intervenções que abre a cerimónia na SFAL, juntando-se assim a Gabriela Soares, Tiago Coluna, presidente da Assembleia de Freguesia, e Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, cuja participação está ainda sujeita a confirmação.

Logo de seguida tem lugar um concerto intimista, com a interpretação de temas musicais que marcaram várias épocas a cargo de Marlene Vilanova, Nelson Anjos e Catarina Cavaco. O tradicional corte do bolo de aniversário, previsto para as 16h30, antecede o encerramento da cerimónia.

Um passeio de BTT, organizado pela associação Fidalbyke, marca o arranque, logo pelas 8 horas da manhã, das actividades programadas para domingo.

Pelas 15 horas realiza-se a 2.ª Benção de Capacetes, na Avenida Joaquim José Fernandee, em frente à Igreja do Lavradio. A iniciativa é organizada em conjunto por Motoclube do Barreiro, Paróquia do Lavradio, Junta da União das Freguesias e Câmara Municipal.

As actividades comemorativas chegam ao fim com um espectáculo de Cante Alentejano na sede da SFAL. Em palco, a partir das 16h30, vão estar o Grupo Coral Feminino “As Rosinhas de Santa Clara do Louredo”, de Beja, o Grupo Coral Alentejano “Lírio Roxo”, de Paio Pires, o Grupo Coral Alentejano Unidos do Lavradio e o Grupo Musical Harmonia da AURPIL, do Lavradio. O encontro é organizado pelo Grupo Coral Alentejano Unidos do Lavradio.

Aposta Olhos postos nas zonas da igreja e do mercado

Um dos principais objectivos que a Junta da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio tem em agenda passa pela reabilitação de dois espaços públicos, o que implica a intervenção da Câmara Municipal do Barreiro. “Pretendemos a requalificação da zona envolvente à Igreja do Lavradio, que está em muito mau estado, e da envolvente ao Mercado do Lavradio, onde queremos criar um espaço mais aprazível”, revela Gabriela Soares. Os contactos com o município nesse sentido têm vindo a ser desenvolvidos.

A articulação é permanente, tal como, de resto, acontece com o movimento associativo do Lavradio. “São raras as actividades organizadas pela junta em que não procuramos envolver o movimento associativo”, garante a autarca, que destaca ainda o trabalho efectuado na área cultural, desde logo com as festividades populares. “Temos dado continuidade às Festas do Lavradio, com mais adesão ano após ano e com a programação a melhorar significativamente, entre outros momentos que procuramos criar ou apoiar. O movimento associativo está bastante mais dinâmico na organização de iniciativas culturais e desportivas”, conclui.

Partilhe esta notícia
- PUB -