28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalBarreiroNegociações asseguram paz social nas próximas semanas na Soflusa

Negociações asseguram paz social nas próximas semanas na Soflusa

Estruturas sindicais redigiram documento que vão agora levar à administração. Não há, para já, previsão de greves

 

- PUB -

“Neste momento não há perspectivas de luta, estamos em negociações e dar informações aos trabalhadores do que se está a passar”. As declarações são de João Ricardo, dirigente sindical Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), no rescaldo do plenário de trabalhadores da Soflusa que decorreu na tarde de ontem.

Da reunião, que durou cerca de três horas, saiu um documento que vai agora ser apresentado à administração da Transtejo/Soflusa e ao Governo, com medidas que têm como base a melhoria das condições laborais dos trabalhadores.

“Desde Junho até 30 de Agosto tem havido reuniões entre a administração da empresa e os sindicatos de forma a criar uma proposta de uniformização das medidas. Isto
tem que ver com pagamento de horas extraordinárias, o pagamento em dias de descanso – porque havia grandes diferenças”. “E foi isso que foi feito chegou-se a um documento aprovado pelos sindicatos que vai ser apresentado à tutela, ao Governo e à administração da empresa”, disse a O SETUBALENSE.

- PUB -

No entender do dirigente da SNTSF apesar da fusão das duas empresas já ter ocorrido há mais de 20 anos, continuam a existir desigualdades para com os trabalhadores.

“O plenário aconteceu para deixar os trabalhadores ao correntes do que se tem passado. Estamos a falar de duas empresas que foram unifi cadas há mais de 20 anos – a Transtejo/Soflusa – e continua a haver acordos de empresas diferentes”.

No dia anterior a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) tinha dado conta, em comunicado, de que “o plenário tem por objectivo analisar o resultado das conclusões do grupo de trabalho, que incluiu representantes da administração e sindicatos, com o objectivo da unificação das relações de trabalho na Transtejo/Soflusa”.

- PUB -

Ainda de acordo com a estrutura sindical, o plenário foi convocado pelos sindicatos da FECTRANS, Fluviais, SNTSF e Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante (SIMAMEVIP).

Apesar de os elementos da gestão da empresa não terem estado presentes na sessão João Ricardo garante que “a administração tem conhecimento deste documento porque
em todas as reuniões marcadas existiram elementos da administração presentes”.

Do plenário não saiu qualquer data para a paralisação dos trabalhadores mas o dirigente sindical garante que o esforço maior vai ser a partir de agora.

“Agora vamos para a parte mais complicada que é a discussão das carreiras e dos salários porque também há grandes mudanças nesse aspecto”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -