2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroMarcelo e ministra esperados amanhã em seminário sobre sem-abrigo

Marcelo e ministra esperados amanhã em seminário sobre sem-abrigo

Iniciativa vai reunir responsáveis ligados à área da intervenção psicossocial para debater boas práticas e desafios

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, são esperados no seminário que a Câmara Municipal promove amanhã, subordinado ao tema: “O Barreiro a Ser Casa para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”. O Chefe de Estado e a governante têm participação prevista para a sessão de abertura do evento, que vai decorrer a partir das 9h15 na Biblioteca Municipal do Barreiro.

- PUB -

As presenças de Marcelo e Ana Mendes Godinho constam no programa, embora até à hora de fecho desta edição não estivessem ainda confirmadas.

Logo após a sessão de abertura, que tem garantida a participação de Sara Ferreira, vereadora responsável pela Divisão de Intervenção Social da Câmara do Barreiro, tem lugar um primeiro painel sobre o tema “Ser Casa Barreiro – um projecto de todos e para todos” com intervenções de Anabela Saramago (directora técnica da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro para a inserção), Rita Martins (coordenadora do protocolo de RSI da Associação NÓS), Rita Carvalho (coordenadora da Acção Social e do Núcleo Local de Inserção do Barreiro) e Filipe Moreno (Rumo). A moderação é assegurada por André Pinotes Batista, presidente da Assembleia Municipal do Barreiro.

Depois de um apontamento artístico com a banda Garum (projecto Recriar-se), pelas 11h30 é abordado o tema “desenvolvimento pessoal e inclusão”, que vai juntar à mesa Henrique Silva (projecto Recriar-se), Rute Pires (Rumo) e Pedro Marrafa (“Ser Casa Barreiro/Rumo”), seguindo-se um debate.

- PUB -

O seminário é retomado à tarde (14 horas) com o tema “Mais Amor, Menos Doença: A Esfera da Saúde na Intervenção com Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”. Com moderação a cargo de Nádia Leitão (coordenadora da StartUp Barreiro), a análise vai contar com intervenções de Gláucia Lima (directora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo), Helena Raposo (da equipa técnica especializada de tratamento do Barreiro) e Ana Gaspar (do projecto Ser Casa Barreiro/Câmara Municipal do Barreiro).

“A Minha Desejada e Alegre Casinha: a realidade da área da habitação e os seus desafios” é o mote para o último painel. Vão intervir Armando Gomes (coordenador do NPISA Barreiro/Câmara Municipal), Sofia Cardoso (coordenadora do projecto Recomeçar/Associação NÓS), Célia Gaudêncio (chefe da Divisão de HHabitação da Câmara Municipal do Barreiro) e Isabel Santos (projecto ‘Ser Casa Barreiro/Câmara Municipal’), seguindo-se novo debate.

A sessão de encerramento está prevista decorrer das 15h45 às 16h30, com as participações de Luísa Malhó (directora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social) e Rui Grilo (presidente da Rumo).

- PUB -

Mais populares

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -