29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCarteiros em greve por falta de pessoal e de condições

Carteiros em greve por falta de pessoal e de condições

Acção de protesto no Barreiro ocorre ao início das manhãs e prolonga-se até esta sexta-feira

Os carteiros do Centro de Distribuição Postal 2830 do Barreiro estão, desde a passada segunda-feira e até à próxima sexta-feira, 12, a realizar greve nas duas primeiras horas de trabalho.

- PUB -

Segundo a União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN, a acção de protesto tem por base a falta de recursos humanos e de condições de trabalho.

“Os carteiros mostram exaustão e cansaço devido à falta de pessoal neste centro, pois já há mais de um ano que consecutivamente realizam dobras, a acrescer ao facto do trabalho ter vindo a aumentar nestes giros desde Maio de 2021, onde o correio expresso era de 350 objectos e passou para mais de 500, acontecendo o mesmo com o correio registado”, explica a intersindical, em comunicado. Ainda de acordo com a estrutura sindicalista, aquando da implementação desta organização de trabalho, “existiam no local dois agenciamentos a efectuar a distribuição expresso”, algo que actualmente “é efectuado pelas viaturas dos CTT e os trabalhadores dos giros, sem as mínimas condições”.

“Como exemplo desta sobrecarga, acontece que foi identificado pelo menos um giro em que existem dias sem distribuição do correio normal”, adianta.

- PUB -

Ao mesmo tempo, a intersindical considera ainda que a empresa CTT tem de “ser renacionalizada para que situações do serviço público postal não sejam postas em causa, pela falta de recursos humanos ou exaustão dos actuais trabalhadores”. Até porque, justifica, “para a empresa ser rentável e fiável as medidas de gestão que observem as condições de trabalho dos trabalhadores têm de ser tomadas e não a intensificação da exploração”.

Também em greve às primeiras duas horas de trabalho encontram-se ainda os carteiros do Centro de Distribuição Postal de Setúbal – Monte Belo. O protesto, pelos mesmos motivos, termina hoje.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -