24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroVinhos de 55 produtores à prova no Mercado 1.º de Maio

Vinhos de 55 produtores à prova no Mercado 1.º de Maio

“Provocação de Sabores” está de regresso, com provas comentadas, propostas gastronómicas e musicais no próximo fim-de-semana

Cinco dezenas e meia de produtores de vinho de várias zonas do País têm presença confirmada na segunda edição da iniciativa “Provocação de Sabores”, que vai ter lugar no próximo fim-de-semana (dias 6 e 7) no Mercado Municipal 1.º de Maio, no Barreiro.

- PUB -

Entre as 15 e as 21 horas (no segundo dia, o evento decorre até às 20 horas), os visitantes vão poder desfrutar de vários néctares e de “quatro provas comentadas, nas quais terão a oportunidade de conversar com os sommeliers sobre o processo de produção e as peculiaridades de cada vinho”, revela o município barreirense.

O certame inclui ainda, além das provas comentadas, propostas musicais e gastronómicas, distinguindo-se “pelo formato intimista, ao contar com a participação de pequenos produtores, com o público a poder conhecer as produções e o processo vínico, desde a plantação até ao momento de servir”, reforça a autarquia.

Recuperar a tradição e apostar no enoturismo foram os principais motivos que levaram o município a avançar para a organização do evento, conforme revela a vereadora Maria João Regalo, responsável pela pasta do Turismo, na informação publicada no site oficial do município. “[A Provocação de Sabores] surgiu da vontade de retomar a tradição que, também já foi nossa, com a produção do famoso ‘Bastardinho’ e, ao mesmo tempo, queríamos, também, aumentar a oferta de dinâmicas na cidade.”

- PUB -

O “Bastardinho”, lembra a edilidade, resultou de “vinhas cultivadas no Lavradio”. “Era um vinho licoroso, raro, com aroma e paladar únicos, produzido há mais de 30 anos a partir da casta tinta Bastardo”, adianta.

Os bilhetes de acesso ao evento custam 8 euros para um dos dias, mas a compra de ingressos para os dois dias tem o preço de apenas 10 euros (os preços não incluem o valor das provas comentadas).

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -