20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroCentenas de socialistas celebram 50 anos do partido nos bombeiros do Sul...

Centenas de socialistas celebram 50 anos do partido nos bombeiros do Sul e Sueste

João Torres, secretário-geral adjunto do PS, destacou a tenacidade dos militantes

 

- PUB -

A última sexta-feira ficou marcada pela celebração da Gala de Reis, nas instalações dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, que levou àquelas instalações cerca de 300 socialistas do município para assinalarem o início das comemorações dos 50 anos do partido, que comemora esta data a nível nacional a 19 de Abril.

O evento contou com a presença de João Torres, secretário-geral adjunto do PS, que destacou “a tenacidade, a firmeza e o ímpeto do envolvimento da militância socialista, apesar do longo período de restrições originado pela covid-19”, lembrando aos participantes que o partido possui mais resultados, do que os partidos à direita e à esquerda.

Rui Pedro Pereira, presidente do PS Barreiro, destacou a importância da liderança socialista no desenvolvimento do município. “Em 2017 demos início à afirmação do Barreiro a nível local e nacional”, frisou, acrescentando que neste mandato o partido “cresceu” e está a “solidificar o seu projecto, sempre com o desígnio de servir os barreirenses”, por isso “o foco são sempre os novos investimentos que estamos e vamos continuar a atrair” para a cidade.

- PUB -

Sónia Alho, presidente das Mulheres Socialistas no território, por sua vez, sublinhou a evolução registada neste meio século em termos de participação política feminina no concelho e o facto de existirem homens e senhoras em exercício de funções. Pedro Vasconcelos de Almeida, presidente da Federação Distrital da Juventude Socialista de Setúbal, frisou o papel fundamental desta estrutura no desenho de políticas públicas em diversas matérias que preocupam os jovens e os seus projectos de vida.

Já o presidente da Assembleia Municipal do Barreiro e deputado eleito na Assembleia da República, André Pinotes Batista, enunciou “o humanismo pragmático de esquerda como marca identitária inconfundível do PS” que, no seu entendimento “jamais abdicará dos seus valores, nem personificará populismos convenientes ou cederá aos grandes interesses económicos”.

“Barreiro é hoje um exemplo para Portugal”

- PUB -

Frederico Rosa, actual presidente da Câmara do Barreiro, eleito pelo PS, exortou aos presentes que “não tenham dúvidas de que se o Barreiro é hoje um exemplo para Portugal”, tal se deve “a todos quantos trabalham e dão a cara por esta mudança [que] está ao dispor do país e trabalha ao máximo para liderar pelo exemplo de capacidade de trabalho e vontade transformadora”.

A Gala de Reis constituiu também um momento de celebração das mulheres e homens “que escolheram o socialismo democrático como ideal de intervenção cívica nos últimos 50 anos, consagrou os militantes que cumpriram 25 e 40 ou mais anos de militância política, num momento de justa homenagem a quem contribuiu e contribui para a defesa da democracia e das liberdades fundamentais dos portugueses”.

“Se é com orgulho que hoje olhamos para trás, é muito importante garantir que é com o orgulho que olhamos o dia de amanhã, e que será com orgulho que o amanhã olhará para nós”, acrescenta o líder do partido a nível concelhio.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -