27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroMostra “Azulejo Polaroid Studio” abre ao público a 3 de Dezembro no...

Mostra “Azulejo Polaroid Studio” abre ao público a 3 de Dezembro no Barreiro

Exposição na biblioteca vai manter-se naquele espaço entre o mês de Dezembro e 12 de Fevereiro

 

- PUB -

A Biblioteca do Barreiro acolhe a partir de 3 de Dezembro, pelas 16 horas, até 12 de Fevereiro, a exposição “Azulejo Polaroid Studio” do fotógrafo Ricardo Quaresma Vieira, que decidiu criar um ‘back polaroid’ para a sua máquina de grande formato dos anos 60, onde “o principal intuito é fotografar pessoas, fazer retratos, dar tempo à pose e técnica fotográfica”.

Os visitantes podem conhecer este trabalho entre as 14 e as 20 horas, numa apresentação onde é utilizada a técnica de “Emulation lifting”, que consiste “em retirar a emulsão/gelatina da fotografia polaroid”, aplicando a imagem em azulejo. Deste modo materializa-se o momento “utilizando uma técnica fotográfica analógica, cheia de imperfeições e imprevistos, onde a dificuldade de obter uma boa imagem é o desafio para a criação artística”, refere a autarquia.

Natural de Pontével, Ricardo Quaresma Vieira começou a fazer exposições com apenas 15 anos, dada a sua “forte ligação à fotografia”, devido à profissão dos seus pais, proprietários de um estúdio de fotografia. Começou por estudar na Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e durante esse período recebeu o apoio à produção de curtas-metragens do ICAM, com o filme “Hoje Foi Amanhã”, do qual foi argumentista além de realizador.

- PUB -

Participou ainda em diversos festivais onde ganhou alguns prémios, tais como o Fantasporto e o Festival de Cine de Badajoz, na vizinha Espanha, no Festival de Cinema de Arouca e, em 2003, na Alemanha, organizou um conjunto de três exposições, das quais se destaca “@ and Alpha – Superior Via Connection”, uma instalação contemporânea de arte pública na estação de metro Schlump, em Hamburgo.

Após este período, decidiu regressar às suas raízes e muda-se para a cidade de Lisboa, onde decidi aprofundar “os seus conhecimentos de fotografia, vídeo e artes plásticas através de várias exposições, fotografia de moda e retratos de celebridades para revistas e, entre outros, para campanhas de publicidade.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -