4 Dezembro 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalBarreiroComportamento adequado “que todos devemos adoptar” já arrancou na zona do Lavradio

Comportamento adequado “que todos devemos adoptar” já arrancou na zona do Lavradio

Fase inicial do projecto de recolha de biorresíduos do município arranca em zonas das moradias desta freguesia

 

- PUB -

A fase inicial do projecto de recolha de bioressíduos no município do Barreiro arrancou no início desta semana junto às áreas residenciais, em cada uma das uniões e freguesias do Barreiro, com o lema “Separar é Ganhar!”, numa campanha que pretende sensibilizar a população para a separação deste tipo de resíduos, que consistem em restos de comida das refeições e que representam 40% do total de restos produzidos pelos munícipes.

A autarquia destaca as mais-valias individuais e colectivas do projecto, que contribui para a sustentabilidade ambiental e económica do território, na medida em que por cada volume de biorresíduos encaminhado para a AMARSUL – que procede ao seu tratamento –, a Câmara “poupa ao ver reduzida a habitual taxa cobrada”, o que lhe permite dispor de mais recursos financeiros para investimento no concelho.

Rui Braga, vice-presidente do município, que detém o pelouro da Higiene Urbana, acompanhou a entrega do primeiro contentor da Quinta da Fonte, no Lavradio. “Iniciámos esta semana a experiência de implementação da separação de biorressíduos na cidade, não só porque temos tudo a ganhar com isso, como é também um comportamento adequado que todos devemos adoptar de hoje em diante”.

- PUB -

O autarca reconhece que este tipo de recolha tem vindo a ser alvo de discussão nos últimos tempos. “Temos passado por alguns constrangimentos que estamos a ultrapassar”, garante. “Esta separação surge agora como mais um desafio que temos de ultrapassar colectivamente, [porque] é uma boa prática ambiental, mas também porque nos irá dar mais capacidade de investimento”, num gesto que considera deve “transformar-se numa rotina”, por ser em simultâneo uma boa prática ambiental.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -