26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCadernos dedicados ao anarquismo e inconformismo apresentados pela “Vultos da Nossa Terra”

Cadernos dedicados ao anarquismo e inconformismo apresentados pela “Vultos da Nossa Terra”

Evento teve lugar na biblioteca municipal e debateu várias temáticas

 

- PUB -

A associação “Vultos da Nossa Terra” procedeu à apresentação na tarde do último sábado, no Auditório Manuel Cabanas, dos cadernos “Nova Síntese”, dedicados ao tema “Anarquismo, Submissão e Inconformismo”, numa obra de Jorge Teixeira, durante um encontro que contou com a presença da vereadora na Câmara do Barreiro, Maria Arlete Cruz.

No decorrer da apresentação da obra, a entidade lembrou que com este lançamento pretende deixar um legado para as próximas gerações de modo a “criar memória futura”, tendo sido lançado o desafio à população de guardar a documentação que está em seu poder e que é considerada importante para a preservação de testemunhos no “Espaço Memória”, situado no parque empresarial da Baía do Tejo.

No decorrer do debate, moderado por Carlos Bicas, daquela associação, o responsável sublinhou a importância do conteúdo da revista e que, ao longo dos tempos, sempre “houve uma barreira entre o neo-realismo e o anarquismo na arte e literatura”, acrescentando que através dos estudos publicados nos cadernos passa a ser possível “saltar” e “construir pontes”, num “patamar de abordagem literária de âmbito nacional”.

- PUB -

Por sua vez, António Mota Redol, filho de Alves Redol e director-adjunto da revista “Nova Síntese”, acrescentou que “os neo-realistas e libertários têm várias coisas em comum”, uma das quais o facto de as universidades não terem em conta as posições por eles defendidas.

“Não existe uma tese sobre Ferreira de Castro, que não seja sobre a ecologia” e “não existe nenhuma tese de doutoramento sobre Alves Redol, Manuel da Fonseca, Fernando Namora, Mário Dionísio [ou] qualquer dos outros neo-realistas, como não existe dos anarquistas”, duas correntes “perseguidas pelo fascismo”, recordou. A iniciativa contou ainda com as participações dos conferencistas Ricardo António Alves, Paulo Guimarães e António Moreira.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -