7 Dezembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro dá início a recolha selectiva de biorresíduos e prepara acções junto...

Barreiro dá início a recolha selectiva de biorresíduos e prepara acções junto da população

Recolha porta-a-porta acontece em vários pontos do território

 

- PUB -

A Câmara do Barreiro deu início esta quarta-feira à implementação da recolha selectiva de biorresíduos, numa operação com um custo que ronda os 650 mil euros, apoiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que prevê “a realização de recolha porta-a-porta” em zonas piloto da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, mas também no Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Palhais, Coina e em Santo António da Charneca, dando deste modo “um novo destino de valorização a restos alimentares e de jardim”.

“Separar para Ganhar!” é o mote da campanha que acompanha e sensibiliza para “a implementação deste novo circuito de valorização, enfatizando o processo de correcta triagem e encaminhamento, e as mais-valias individuais e colectivas”, tais como a sua sustentabilidade e o reencaminhamento de recursos financeiros para investimento nas populações locais deste projecto camarário.

De acordo com a edilidade serão efectuadas acções junto da população das zonas abrangidas pela operação, que se baseiam “numa abordagem de contacto pró-ativo porta-a-porta e telefone-a-telefone, e em momentos de apresentação e de animação de rua, com carácter mobilizador e informativo”, acerca de procedimentos de correcta deposição e vantagens de adesão ao novo sistema de deposição, tais como a sua gratuitidade, maior comodidade para os utentes e aproveitamento dos recursos.

- PUB -

Os biorresíduos, acrescente-se, constituem uma parte muito significativa dos resíduos urbanos, representando cerca de 40% de todos os resíduos recolhidos. Em resultado desta operação, a Câmara espera “atingir um acréscimo anual de encaminhamento para a reciclagem de 221,9 toneladas de biorresíduos” provenientes deste tipo de recolha.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas
- PUB -