29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro dá início a recolha selectiva de biorresíduos e prepara acções junto...

Barreiro dá início a recolha selectiva de biorresíduos e prepara acções junto da população

Recolha porta-a-porta acontece em vários pontos do território

 

- PUB -

A Câmara do Barreiro deu início esta quarta-feira à implementação da recolha selectiva de biorresíduos, numa operação com um custo que ronda os 650 mil euros, apoiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que prevê “a realização de recolha porta-a-porta” em zonas piloto da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, mas também no Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Palhais, Coina e em Santo António da Charneca, dando deste modo “um novo destino de valorização a restos alimentares e de jardim”.

“Separar para Ganhar!” é o mote da campanha que acompanha e sensibiliza para “a implementação deste novo circuito de valorização, enfatizando o processo de correcta triagem e encaminhamento, e as mais-valias individuais e colectivas”, tais como a sua sustentabilidade e o reencaminhamento de recursos financeiros para investimento nas populações locais deste projecto camarário.

De acordo com a edilidade serão efectuadas acções junto da população das zonas abrangidas pela operação, que se baseiam “numa abordagem de contacto pró-ativo porta-a-porta e telefone-a-telefone, e em momentos de apresentação e de animação de rua, com carácter mobilizador e informativo”, acerca de procedimentos de correcta deposição e vantagens de adesão ao novo sistema de deposição, tais como a sua gratuitidade, maior comodidade para os utentes e aproveitamento dos recursos.

- PUB -

Os biorresíduos, acrescente-se, constituem uma parte muito significativa dos resíduos urbanos, representando cerca de 40% de todos os resíduos recolhidos. Em resultado desta operação, a Câmara espera “atingir um acréscimo anual de encaminhamento para a reciclagem de 221,9 toneladas de biorresíduos” provenientes deste tipo de recolha.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -