4 Dezembro 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalBarreiroEncontro assinala fim de projecto da Associação Nós no polidesportivo do Bairro...

Encontro assinala fim de projecto da Associação Nós no polidesportivo do Bairro das Palmeiras

Ministra visitou espaço comunitário e ficou a conhecer intervenções realizadas no local

 

- PUB -

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social, participou esta segunda-feira, no âmbito do projecto “Renascer o Bairro das Palmeiras”, no encontro final que teve lugar no polidesportivo ali existente, para celebração do trabalho realizado por moradores e parceiros desta intervenção, naquele ponto do município do Barreiro. A governante defendeu ser essencial procurar construir pontes e criar relações, tentando “juntar todos num interesse comum e naquilo que é o nosso objectivo enquanto sociedade”, algo que diz ser importante para “criar laços e hoje estão a dar-me o mimo de acreditar que não há impossíveis”.

Para a ministra, “só valemos enquanto comunidade, enquanto trabalhamos em conjunto, focados em conseguir responder colectivamente a quem precisa e isso é que é ser solidário, sabendo construir condições para que qualquer um de nós tenha a oportunidade para ser o melhor e para poder fazer valer os seus talentos, sem que a sociedade lhe corte as oportunidades”, defendeu.

A pandemia, recordou, “mostrou a todos que afinal podemos fazer muito melhor do que fazíamos antes, abanou-nos a todos do ponto de vista de que é mesmo possível colocar as nossas energias para que cada dia das nossas vidas seja transformador na vida de todos os outros”.

- PUB -

Humberto Candeias, presidente da direcção da Associação Nós, por sua vez, sublinhou a importância desta data para o bairro, numa intervenção que classificou de relativamente curta para esta zona do território. “Ao longo de um ano, com a pandemia pelo meio, tornou-se extremamente desafiante conseguir realizar aquilo que se previa”, lembrou, destacando o facto da instituição ter optado por alocar os recursos para “as infraestruturas, para a melhoria das condições de vida das próprias pessoas e todo o trabalho técnico que foi desenvolvido”, algo que considerou ser “muito exigente”.

O responsável lembrou que a associação trabalha com vários projectos sociais e comunitários, com a visão de “viver uma comunidade que seja sustentável e alicerçada na individualidade e na partilha”. Para Humberto Candeias, a expressão de cada um conta para a capacidade de fazer em conjunto, permitindo “as realizações que hoje podemos aqui observar e sentir”.

- PUB -

“Estamos alinhados com essa visão de viver uma comunidade que seja mais coesa, solidária, onde as pessoas tenham a oportunidade de melhorar as condições em que vivem e transformarem a própria comunidade, pelo que há a esperança de que é possível mudar as condições de cada um e de todos”, disse.

Reunião debate futuro de antiga colectividade
Para Frederico Rosa, presidente do município, a participação da ministra no evento e naquela data é “muito importante, porque há aqui muita gente envolvida, com um resultado fabuloso”. O autarca aproveitou a ocasião para informar os presentes que, ao longo do dia de ontem, decorreu uma reunião para resolver um problema no bairro sobre a antiga sede da colectividade “Os Vermelhos”, instituição que durante décadas ajudou a movimentar esta zona do concelho.

Já a presidente da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, Gabriela Soares, destacou o empenho de todos os que estiveram envolvidos no projecto, entre os quais, os técnicos e parceiros do plano “que pretendeu mudar a imagem do bairro” e fazer dele “um espaço feliz a nível desportivo e cultural, com novas instalações e apoio ao estudo”.

Na altura, os convidados do evento puderam visitar uma exposição de fotografia das acções realizadas no local e conhecer as intervenções de requalificação realizadas nesta zona do município.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -