7 Dezembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroDia da Saúde Mental assinalado no hospital com palestra para apresentar obra...

Dia da Saúde Mental assinalado no hospital com palestra para apresentar obra criada por Catarina Gomes

Data foi assinalada com inauguração de mostra no Centro Hospitalar

 

- PUB -

O departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, realizou na última segunda-feira, na mesma data em que se assinalou esta especialidade da medicina, um conjunto de iniciativas para promover a literacia da população e, em simultâneo, chamar a atenção “para os problemas mais comuns” apresentados pelos utentes.

A iniciativa procurou sensibilizar as pessoas a pedirem ajuda, para diminuir o estigma que está muitas vezes associado a estas enfermidades. O estabelecimento de saúde acolheu, durante a manhã, uma palestra com a jornalista Catarina Gomes, que apresentou o seu livro “Coisas de Loucos, o que eles deixaram no Manicómio”, tendo nesta altura sido afixado um painel, junto ao auditório onde decorreu a iniciativa, onde quer os utentes como os profissionais puderam “expressar as suas palavras sobre a importância da saúde mental”.

- PUB -

Gláucia Lima, directora deste departamento no Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), considera que estas iniciativas “são de extrema relevância para sensibilizar a população” e que “todos devemos estar atentos aos sinais precoces da doença mental, promovendo igualmente uma vida mais saudável”.

No local está ainda patente uma mostra acerca da temática “A sua Saúde Mental importa, faça o que for preciso para a manter”, composta por poemas e fotografias, além de alguns números desta especialidade em Portugal e no mundo. A exposição conta ainda com cartazes que foram elaborados pela Unidade de Psicologia do CHBM, podendo ser visitada até ao próximo domingo.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas
- PUB -