19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroFestival de marionetas e formas animadas em périplo pelo Barreiro a partir...

Festival de marionetas e formas animadas em périplo pelo Barreiro a partir de amanhã

Evento cultural leva vários espectáculos ao território barreirense

 

- PUB -

O 5.º MANOBRAS – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, leva a vários espaços culturais do município barreirense, a partir desta quinta-feira, um conjunto de apresentações que prometem atrair um público alargado de amantes deste género, numa iniciativa que conta com a organização da autarquia local e da Artemrede.

Amanhã, a companhia espanhola Tian Gombau – L’Home Dibuixat promete transportar o público mais jovem até à infância, com grandes doses de afectos e ternura, em duas exibições que terão lugar às 16 e 17 horas, no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC).

A criação de Jordi Palet conta a história de um jovem que usa sapatos novos e vai até ao rio para lanchar, num caminho onde “descobre o mundo” que o rodeia, desde ruas e casas, paisagens, pessoas e até animais. Nesta deslocação, os seus sapatos acumulam experiências e, pouco a pouco, os dias e os anos vão passando, o que lhe permite crescer.

- PUB -

A programação desta edição conta ainda, na noite do próximo domingo, pelas 21h30, com a actuação de “Palaphita” – Projectos de Intervenção Artística –, no Largo do Mercado Municipal 1.º de Maio, na Avenida Alfredo da Silva, onde num lugar simbólico, na “margem entre o real e o imaginário, emergem palafitas suspensas entre pernas de pau e ataduras provisórias”, impulsionando “travessias aos que dão corpo e alma às formas da ilusão da humanidade”.

Integrada neste festival, está ainda a realização da oficina “As Amigas de Gaspar”, dia 18, pelas 10h30, onde através de exercícios de movimento, manipulação de objectos e linguagem, é dada a possibilidade aos participantes de investigarem em que formas de amizade acreditam as crianças e escutar as suas preocupações com o mundo.

Nesta data e à mesma hora, no AMAC, terá lugar “A Viagem de Sofia” pela SA Marionetas, para apresentação da sua nova produção, a partir do texto “A Viagem”, escrito por Sophia de Mello Breyner.

- PUB -

Pelas 16 horas, neste espaço será apresentado o espectáculo “As Amigas de Gaspar”, a partir do território da dança e do fascínio pelo teatro de marionetas, onde duas bailarinas e uma cantautora pouco fixas e muito movediças, revêem as possibilidades de sustentação e animação dos seus corpos. Dia 22, às 11 horas, o Parque Catarina Eufémia acolhe a iniciativa “Qubim”, num evento co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro e pelo Governo, através da Direcção-Geral das Artes e do Ministério da Cultura.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -