30 Novembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroFestival de marionetas e formas animadas em périplo pelo Barreiro a partir...

Festival de marionetas e formas animadas em périplo pelo Barreiro a partir de amanhã

Evento cultural leva vários espectáculos ao território barreirense

 

- PUB -

O 5.º MANOBRAS – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, leva a vários espaços culturais do município barreirense, a partir desta quinta-feira, um conjunto de apresentações que prometem atrair um público alargado de amantes deste género, numa iniciativa que conta com a organização da autarquia local e da Artemrede.

Amanhã, a companhia espanhola Tian Gombau – L’Home Dibuixat promete transportar o público mais jovem até à infância, com grandes doses de afectos e ternura, em duas exibições que terão lugar às 16 e 17 horas, no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC).

A criação de Jordi Palet conta a história de um jovem que usa sapatos novos e vai até ao rio para lanchar, num caminho onde “descobre o mundo” que o rodeia, desde ruas e casas, paisagens, pessoas e até animais. Nesta deslocação, os seus sapatos acumulam experiências e, pouco a pouco, os dias e os anos vão passando, o que lhe permite crescer.

- PUB -

A programação desta edição conta ainda, na noite do próximo domingo, pelas 21h30, com a actuação de “Palaphita” – Projectos de Intervenção Artística –, no Largo do Mercado Municipal 1.º de Maio, na Avenida Alfredo da Silva, onde num lugar simbólico, na “margem entre o real e o imaginário, emergem palafitas suspensas entre pernas de pau e ataduras provisórias”, impulsionando “travessias aos que dão corpo e alma às formas da ilusão da humanidade”.

Integrada neste festival, está ainda a realização da oficina “As Amigas de Gaspar”, dia 18, pelas 10h30, onde através de exercícios de movimento, manipulação de objectos e linguagem, é dada a possibilidade aos participantes de investigarem em que formas de amizade acreditam as crianças e escutar as suas preocupações com o mundo.

Nesta data e à mesma hora, no AMAC, terá lugar “A Viagem de Sofia” pela SA Marionetas, para apresentação da sua nova produção, a partir do texto “A Viagem”, escrito por Sophia de Mello Breyner.

- PUB -

Pelas 16 horas, neste espaço será apresentado o espectáculo “As Amigas de Gaspar”, a partir do território da dança e do fascínio pelo teatro de marionetas, onde duas bailarinas e uma cantautora pouco fixas e muito movediças, revêem as possibilidades de sustentação e animação dos seus corpos. Dia 22, às 11 horas, o Parque Catarina Eufémia acolhe a iniciativa “Qubim”, num evento co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro e pelo Governo, através da Direcção-Geral das Artes e do Ministério da Cultura.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -