12 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroStartup Barreiro abre portas a mais investimento

Startup Barreiro abre portas a mais investimento

Obra de 1,2 milhões espera atingir sucesso, com aposta em projectos criados no território

 

- PUB -

O município do Barreiro inaugurou na manhã desta terça-feira – em Dia da Cidade –, as instalações da Startup, num espaço que de hoje em diante passa a ser considerado como a “casa do empreendedor”, num investimento de 1,2 milhões de euros. Em declarações a O SETUBALENSE, Rui Braga, vice-presidente da autarquia, adiantou que este “é o primeiro dia para um desafio muito grande e para que consigamos atingir os nossos fins”, tendo defendido que “temos que criar o dinamismo expectável, trazer investimento para o concelho, criar emprego e esse é o nosso objectivo fundamental”.

Ao longo de um ano de construção, marcado por altos e baixos, devido a alguns atrasos “possuímos agora um ponto alto da qualidade dos recursos humanos e a aceitação dos empreendedores, que desde a primeira hora também disseram presente”.

Startup Barreiro foi inaugurada esta terça-feira no território barreirense

Na abertura do equipamento, a câmara vai avançar com um conjunto de 70 empreendedores para criar uma rede e “tornar ainda mais visível o concelho como terra certa para investir, dado que estamos muito bem apetrechados, ao nível de instalações, recursos humanos e agora temos que procurar atingir objectivos”, acrescentou o autarca. “É um dia muito importante para nós, gostava de dirigir algumas palavras aos empreendedores e àqueles que nos visitam e também aos barreirenses”, realçou Rui Braga. “Estamos prontos para dar uma resposta que o Barreiro não tinha e receber todos aqueles que querem incubar o seu negócio, criando emprego, e prontos para falar de investimento”, disse o vereador.

- PUB -

“Este edifício vai ser a ‘sede-mãe’ daqueles que vão pensar a melhor estratégia para atrair investimento, algo que será muito importante, sendo um espaço de formação, com workshops, onde vamos capacitar muitos para que no futuro sejamos mais fortes e o Barreiro precisa deste novo dinamismo”, sublinhou, recordando que o município foi pioneiro nos tempos da antiga CUF e dos Descobrimentos.

A Baía do Tejo, acrescentou, “sempre esteve connosco desde o início, tal como os Territórios Criativos e a Câmara, com gente competente e preparada”, sendo que agora “vamos ajudar a construir um território diferente”, até porque “as instalações são de topo e sou apaixonado daquilo que conseguimos fazer, vamos colher frutos do bom ambiente que teremos dentro desta casa”, disse, lembrando o caminho percorrido e o contributo do ex-vereador Bruno Vitorino para “criar relações e rede por todo o país e Europa”.

Dezenas de convidados marcaram presença na abertura do novo espaço

Frederico Rosa, presidente da autarquia, mostrou-se “particularmente feliz” numa data que demonstra que “projectos como a Startup só são possíveis se forem centrados no sonho, com o apoio de diversas entidades”, porque “é com estas pontes que conseguimos fazer a diferença”. O edil lembrou que a cooperação como a realizada recentemente com São Tomé e Príncipe “só é possível se existirem vontades e capacidade de perceber que, com sinergias, vamos ser todos mais fortes”.

- PUB -

O autarca afirmou que a beleza que o novo espaço vai ter prende-se com a sua “dinâmica” e por isso “estará de portas abertas a todos”, adiantou. “Quem quiser fazer aqui a sua formação, workshops e apresentar os seus projectos, poderá encontrar um espaço que estará sempre de portas abertas”, sublinhou.

Incubadora semelhante à de São Tomé e Príncipe

Presente na inauguração esteve Vinícios Pina, ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo de São Tomé e Príncipe, país que possui uma incubadora de empresas semelhante à inaugurada no concelho, tendo o vereador Rui Braga afirmado que a câmara está apostada em aprofundar esta relação, num espírito de entre-ajuda da edilidade com o país africano.

O governante de São Tomé e Príncipe destacou a recente presença de autarcas barreirenses neste país e mostrou-se satisfeito com o facto de visitar o concelho “neste dia histórico”, em que se celebra o 38.º aniversário de elevação a cidade, tendo lembrado que no próximo dia 12, também o seu país vai comemorar 47 anos de independência, numa ligação histórica e que hoje aquele Governo “está mais próximo do Barreiro”.

Já o engenheiro Luís Catarino, presidente do conselho de administração da Baía do Tejo, em declarações a O SETUBALENSE, considerou que o novo espaço “está muito bem recuperado, porque não alterou o cunho original do que cá existia – que era uma fábrica de Azeite –, e esta perspectiva de não perder o passado, modernizando e dando funcionalidade a este espaço, que foi muito bem aproveitado, pode ser uma experiência para quem quer criar uma empresa”. Na sua perspectiva, esta “é a herança de um espaço do parque que vai agora receber empreendedores, receber novos projectos e nada melhor para o nosso parque empresarial, como complementar o sucesso dessas mesmas realizações para poderem crescer na óptica de um trampolim”.

O equipamento conta com a existência do Loundge Alburrica, na entrada do edifício, num espaço onde os empreendedores, em particular, podem descontrair e trocarem ideias. Naquele espaço, encontram-se ainda salas que foram baptizadas com os nomes de três moinhos, uma área de formação e de reuniões, uma zona de ‘cowork’ com ligações preparadas para acolherem computadores e uma área destinada a reuniões em teleconferência, com 70 postos de trabalhos preparados para funcionarem em simultâneo.

No local foi ainda criado um pequeno auditório, uma zona de copa que permitirá aos utilizadores fazerem as suas refeições, além de um espaço onde podem estar expostos os serviços e produtos dos utilizadores, num período de 15 dias, sendo que no futuro a Startup vai ainda acolher um estúdio de televisão, para promover a área multimédia e da imagem, com vista a difundir tudo o que é “Fabricado no Barreiro”.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -