24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroSemana Académica promove no Barreiro novo modelo que pretende envolver comunidade educativa

Semana Académica promove no Barreiro novo modelo que pretende envolver comunidade educativa

Iniciativa decorre até sexta-feira após interregno forçado pela pandemia

 

- PUB -

O Parque da Cidade do Barreiro acolhe até à próxima sexta-feira a I Semana Académica, após um período de interregno provocado pelas medidas de prevenção da pandemia, com o regresso de uma actividade regular que, este ano, conta com um novo modelo, agora “mais abrangente” e que envolverá toda a comunidade educativa do município.

Para esta edição, promovida pela autarquia local em parceria com múltiplas entidades concelhias, está prevista a realização de várias actividades neste espaço verde, com múltiplas valências, incluindo o Auditório Augusto Cabrita, com propostas classificadas como “aliciantes” para outros pontos do território.

Frederico Rosa, presidente desta Câmara, considera que a iniciativa tem como objectivo “continuar o trabalho iniciado com a Feira Pedagógica, mas dando-lhe uma nova dinâmica e alargando o seu público-alvo”, com momentos de reencontro das crianças e jovens, professores e auxiliares de acção educativa.

- PUB -

Este ano, o evento conta com um horário dedicado aos mais pequenos – do pré-escolar ao 1.º ciclo do ensino básico –, mas também com um Espaço Juventude direccionado para o público juvenil.

De acordo com o autarca barreirense, a iniciativa “continuará a dar ênfase às actividades lúdicas, pedagógicas e desportivas, privilegiando a experimentação científica, a observação, os colóquios, a brincadeira, o exercício físico e o espírito de equipa”.

Em 2022, a I Semana Académica é dedicada aos 500 anos do município, como forma de valorizar a história local, numa ponte entre o passado e o presente, que pretende mostrar que “o futuro passará em grande parte por […] uma cidade [com] qualidade de vida onde todos possam viver, trabalhar, confraternizar, usufruir do património histórico e de espaços verdes”, defende o autarca barreirense.

- PUB -

Na abertura da iniciativa, o edil destacou que esta é uma oportunidade para repensar o conceito de Feira Pedagógica, tornando o evento mais abrangente. Na sua perspectiva, esta “é uma grande festa académica”, que possui “um novo modelo, mas a animação de sempre”. Já a vereadora responsável pelo pelouro da Educação, Sara Ferreira, considerou que “estava na altura de envolver toda a comunidade” neste encontro.

O espaço acolhe nesta zona do território um conjunto de espectáculos, actividades lúcidas e desportivas, com a presença de equipas do concelho, uma zona dedicada à Feira Pedagógica e um espaço radical, assim como uma área para a Juventude.

Esta quinta-feira, aquele espaço vai acolher, pelas 16 horas, o projecto pedagógico “Livres e Iguais”, para promoção da interculturalidade e de autoria do músico Carlão, direccionado para os jovens do 3.º ciclo do ensino básico e secundário, que tem como principal meta “acabar com qualquer tipo de discriminação” e que “bloqueie a construção de uma sociedade intercultural”.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -