26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroEntidades assinam declaração de compromisso das alterações climáticas nos serviços de água

Entidades assinam declaração de compromisso das alterações climáticas nos serviços de água

Encontro teve lugar nas instalações do Auditório Augusto Cabrita

 

- PUB -

O município do Barreiro, a par das autarquias de Alcochete, Moita, Palmela e Sesimbra, assinou esta semana a Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Água, durante uma cerimónia que teve lugar no Auditório Augusto Cabrita e que juntou neste equipamento 25 entidades gestoras, durante a quarta sessão proposta pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, às autarquias e entidades gestoras.

Na altura, o vice-presidente desta câmara, Rui Braga, destacou que “temos de dirigir investimento para esta emergência”, realçando que actualmente este território emite “menos 640 toneladas de carbono para a atmosfera e plantámos mais de três mil árvores”. O autarca acrescentou que “temos feito um investimento muito significativo nas nossas redes, com o combate às perdas”, acrescentou.

Barreiro acolheu iniciativa, com assinatura da declaração de compromisso no AMAC

Durante o encontro esteve ainda presente Rui Godinho, presidente do conselho directivo da APDA, que lembrou que esta associação foi fundada em 1998 e dispõe actualmente de 14 comissões especializadas, além de um núcleo de jovens, tendo se referido aos mesmos como “a seiva que alimenta o conhecimento”. O responsável acrescentou que no presente ano 95,5% do território nacional “apresentou seca extrema”, facto que no âmbito da gestão deste recurso, assume uma “elevada importância”, em tempos de escassez.

- PUB -

Na mesma altura, Rui Teixeira, coordenador da Comissão Especializada de Adaptação às Alterações Climáticas (CEAAC), destacou o “excelente” trabalho dos 18 técnicos das várias entidades que constituem este organismo, que, entre outros objectivos, promove “a consciencialização sobre o tema e a participação pública, bem como a partilha de conhecimento entre os seus mentores”.

A cerimónia contou ainda com a presença, entre outros, de representantes da Água do Sado e dos serviços municipalizados de Água e Saneamento dos concelhos de Almada e Montijo, além da SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -