23 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroFestival “A Rua é Nossa” promete agitar zona do Barreiro Velho

Festival “A Rua é Nossa” promete agitar zona do Barreiro Velho

Evento decorre no âmbito da vontade de moradores do bairro, no âmbito do programa “Bairros Saudáveis”

 

- PUB -

A zona do Barreiro Velho acolhe durante o próximo sábado o festival “A Rua é Nossa”, organizado pelo LABIC – Laboratório de Inovação Comunitária, em conjunto com os parceiros deste projecto do programa “Bairros Saudáveis” e os moradores desta zona da cidade, para “activar as ruas do centro histórico”, experimentando “futuros alternativos para o bairro”.

De acordo com a organização do evento, este será um dia marcado por “grande animação, com ruas decoradas, desportos de rua, música, performances artísticas, cinema e brincadeiras para crianças”, onde não faltará um roteiro de experiências, com direito a uma caderneta de cromos desta área do concelho.

A iniciativa vai contar, durante a manhã, com uma experimentação de Badminton com o Luso Futebol Clube, na Rua Conselheiro Joaquim António D’Aguiar e um torneio de Fut 3 com o Grupo Desportivo do Barreiro “Os Ciclistas”, no campo de futebol da Avenida da Praia. Durante a manhã e até às 18h00, o Jardim dos Franceses acolhe ainda a actividade “Ruas do brincar” – Oficina Casa de Pássaros com o Projecto Verde.

- PUB -

Na mesma data, aquela rua acolhe entre as 10 e as 20h00, o mercado “Produtos da Terra da Maria Clara”, sendo que, das 11 às 12h00, terá lugar uma pintura de murais com os artistas António Rocha (a.k.a Growonw) e Rita Grancho, da Associação Goela. O próximo sábado ficará ainda marcado por uma experimentação com o Yoga Spot Barreiro, na Avenida Bento Gonçalves, pelas 15, 16 e 17h00, por uma visita guiada com performances de música, dança e cinema, com o Colectivo Mola e o Cineclube do Barreiro, entre as 15 as 19h00.

A par destas iniciativas, o dia ficará ainda marcado pela realização de jogos tradicionais na Avenida da Praia e pela actividade “Ruas do brincar”, com cozinha de lama do Projecto Verde, pelas 18h00. A apresentação da segunda fase do LABIC acontece na Farmácia Pimenta, pelas 19h00, na Rua Conselheiro Joaquim António D’Aguiar, estando prevista a realização de um concerto pop-up com os Pistoleiros.

Recorde-se que o Labic é um laboratório de inovação comunitária, localizado na zona antiga do Barreiro, destinado à participação cidadã e à aprendizagem colectiva, com vista à produção colaborativa de projectos que visam “melhorar a vida em comum no bairro”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -